Fisioterapia participa de vasta programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Lucas Postal / Supervisão: Isabela Vanzin da Rocha
01/09/2023

Entre os dias 21 e 28 de agosto, é comemorada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A data tem como objetivo promover ações de inclusão social e de combate ao preconceito e à discriminação contra as pessoas com deficiência.  A II Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, teve como painel em seu primeiro dia ‘’Saúde e inclusão: Conquistas e Desafios”. A roda de conversa foi mediada pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Adriano Reis, que contou com a presença da fisioterapeuta da equipe municipal e professora do curso de Fisioterapia da URI/FW, Karim Bordignon, bem como de integrantes do grupo TeAcolhe e da psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial do município, Cláudia Manfrin. 


As profissionais compartilharam experiências sobre a acessibilidade, independência e autonomia das pessoas com deficiências. A professora Karim relatou que o trabalho do fisioterapeuta é muitas vezes contínuo, visando minimizar e prevenir muitas disfunções, sendo um forte aliado na recuperação e inclusão, assim como facilitador ao acesso a integralidade e humanização efetiva das ações em saúde. Também de acordo com Karim, a fisioterapia avançou muito retirando os pressupostos organizacionistas que consideravam apenas o corpo patológico, para o corpo relacional inserido no espaço familiar e social. A intervenção deixou de ser a “correção”, para se tornar fortalecimento das potencialidades das pessoas com deficiências.


Um dos assuntos discutidos foi  a integração das redes, sendo essencial para acompanhamento multidisciplinar e evolução física e mental destas pessoas.

Confira as imagens: