Fisioterapia promove aula prática sobre desvios posturais na infância e adolescência

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação URI/FW
30/11/2023

Nesta última quarta-feira, 29, os estudantes do curso de Fisioterapia da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, tiveram uma aula acerca dos desvios posturais na infância e na adolescência. A aula foi ministrada por Karim Bordignon, coordenadora do curso. De acordo com a professora, é muito comum crianças de até 12 anos manifestarem problemas na coluna e dor nas costas. Isso se deve à postura inadequada em tarefas do dia a dia, como sentar, andar, usar computador e smartphone, e carregar mochila pesada.


Maus hábitos posturais podem causar problemas de coluna, independentemente da idade.  O ambiente escolar também é um local no qual o cuidado com a postura infantil deve ser levado em consideração pelo corpo docente. A forma inadequada de se sentar na carteira pode levar a sérios problemas de ordem postural.


Considerando as alterações posturais na infância como um dos fatores que predispõem a condições degenerativas da coluna na vida adulta, torna-se necessário estabelecer mecanismos de intervenção preventiva já nessa fase da vida.


Como prevenir a dor nas costas


• Posição certa

Oriente seu filho, desde pequeno, a manter as costas eretas e os braços apoiados na mesa de estudos. No começo, pode ser difícil, então, seja persistente e avise sempre que o vir com as costas curvadas.


• Menos telas

Limite o tempo de uso dos eletrônicos. Mexer no celular, no videogame ou no computador por longos períodos pode sobrecarregar a coluna e causar dor.


• Mochila leve

A bolsa da escola não deve ultrapassar 10% do peso da criança, e precisa sempre ser ajustada nos dois ombros. Monitore para que seu filho carregue apenas o essencial.


• Atividade física

Incentive a se exercitar — mas sempre com moderação, é claro, já que o excesso de esforço também pode ser prejudicial às articulações.



Confira as imagens: