Formação a professores e gestores motiva reflexões sobre o trabalho pedagógico

As atividades do Programa Formativo para professores e Gestores/2024 “O APRENDER E O ENSINAR – QUAL PRESENTE? QUAL FUTURO?”, tem intenção de refletir sobre o movimento da teoria e da prática

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação URI/FW
23/02/2024

As atividades do Programa Formativo para professores e Gestores/2024 “O APRENDER E O ENSINAR – QUAL PRESENTE? QUAL FUTURO?”, tem intenção de refletir sobre o movimento da teoria e da prática. A partir desse ponto de vista, o ato reflexivo precisa ocorrer em um contexto de observação, interpretação e análise das experiências, vivências e contextos. Quando o docente, o gestor reflete sobre sua ação, sobre sua profissão, a compreensão amplia-se, ocorrendo reestruturações e incorporações de novos conhecimentos que poderão respaldar o significado e a escolha de ações posteriores.


Com palestras on-line e oficinas presenciais, contemplando 40h, o curso teve continuidade com mais três palestras. No dia 16 de fevereiro, a professora doutora Eliane Cadoná destacou a temática “Gênero, sexualidade e o papel da escola, processos que os docentes e os gestores precisam compreender para trabalhar nos cotidianos pedagógico, potencializando redes de humanidade e de vida”.


No dia 19 de fevereiro, a professora doutora Luci Mary Duso Pacheco, refletiu sobre o tema “Docência na Educação Básica: saberes, desafios e perspectivas”. Um assunto necessário e que permitiu debater sobre a identidade e profissionalidade docente, nos contextos e nuances da profissão.


Na continuidade, no dia 20 de fevereiro, a professora doutora Marines Aires, destacou o tema “Saúde e autocuidado no exercício da docência”, sendo processos fundamentais para o melhor desempenho das atividades com qualidade e alegria. Priorizar o autocuidado é uma necessidade para garantir que os professores possam continuar a fazer a diferença na vida de seus alunos, buscando o equilíbrio em suas próprias vidas. 


O evento segue nos dias 23 de março e 24 de abril, com oficinas presenciais na URI. E ainda, no dia 15 de maio, a palestra final será no formato on-line.


Para a professora que organiza o curso, Juliane Piovesan, foram momentos de sentido e significado, que mobilizaram reflexões e diálogos, intensificando novos contextos do trabalho pedagógico, bem como da pessoa do professor. “Agradecemos aos docentes e gestores que estão participando desse processo formativo, na certeza que seus saberes compartilhados, as redes alicerçadas são fundamentais para a qualificação profissional”, ressalta Juliane.


Inscrições para as oficinas e a palestra final podem ser realizadas até 15 de março, no valor de R$ 50,00, perfazendo a carga horária de 30h. Link das inscrições: https://eventos.fw.uri.br/cursos-extensao/507/programa-formativo-para-professores-e-gestores-o-aprender-e-o-ensinar-qual-presente-qual-futuro


Confira as imagens: