Formação em Ensino Superior pode aumentar salário em até 200%, segundo pesquisa

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
30/06/2023

No Brasil, a diferença salarial entre trabalhadores que possuem formação em Ensino Superior e os que possuem apenas Ensino Médio é significativamente alta, chegando a quatro vezes. De acordo com a pesquisa “Trabalhadores com ensino superior: Área de formação, ocupação e diferencial de rendimentos em relação aos trabalhadores com ensino médio”, desenvolvida pelo pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Maurício Cortez Reis, e divulgada no dia 16 de junho, a diferença na remuneração pode ser de 200% em algumas áreas.


A pesquisa analisou três fatores determinantes na diferença de rendimentos: a qualificação geral adquirida durante o curso de Ensino Superior realizado pelo indivíduo, a ocupação e o quanto a qualificação adquirida pelo indivíduo na sua área de estudo é valorizada na sua ocupação. Também foram consideradas distinções nas características individuais dos trabalhadores.


Segundo os dados obtidos, um dos motivos da diferença salarial é o fato de que os profissionais com graduação são mais valorizados devido à comprovação de que possuem maiores níveis de conhecimento e habilidades. Em áreas com remunerações mais elevadas, como Engenharias e Ciências da Saúde, por exemplo, o diferencial é cerca de quatro vezes maior em relação aos indivíduos com Ensino Médio, pois os três fatores são levados em consideração. Nas áreas com remunerações mais baixas, os fatores analisados podem ter contribuições diferentes. A variação ocorre devido ao acesso a cargos com maiores ou menores remunerações.


A diretora geral da URI/FW, Elisabete Cerutti, destaca que o resultado da pesquisa é um contexto percebido na realidade dos acadêmicos da universidade. “Desde o momento em que ingressam, vemos nossos alunos galgando espaços e oportunidades profissionais. A possibilidade de gerar empregabilidade nas relações de nossos cursos com os campos profissionais é mais um diferencial da URI. Vale dizer que ‘ganhar’ mais, é agregar valor a todos os esforços de uma verdadeira caminhada pelo conhecimento”, complementa Elisabete.


Os estudantes e egressos da URI/FW têm histórico de altos índices de empregabilidade. Mesmo os acadêmicos ainda em formação recebem espaços no mercado de trabalho, devido ao grande relacionamento da universidade com o mercado regional e a tradição de formação de bons profissionais. Entre empresas privadas, setores públicos, e empreendimentos familiares, os alunos da URI se encontram em bons e bem remunerados espaços profissionais.


Ingresso na URI

A URI/FW oferece diversas formas de ingresso para a sua formação no Ensino Superior. Estão abertas vagas para processo seletivo por meio de prova de redação e nota do Enem, além da possibilidade de reingresso - para alunos que não efetuaram a rematrícula na URI em semestres anteriores e desejam retomar seus estudos -, transferência externa - para alunos de outras Instituições de Ensino Superior que desejam estudar na URI - e ingresso de graduado - para Portadores de Diploma de Curso Superior que desejam cursar outra graduação. Mais informações podem ser solicitadas no Setor de Atendimento ao Estudante, pelo telefone e WhatsApp (55) 3744-9200.