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Formação em Palmeira das Missões tem foco na Educação Infantil
Desenvolvimento motor e alteração no comportamento ao longo da vida foram tratados na capacitação
Os professores e gestores de Palmeira das Missões estão sendo contemplados com processo formativo. Dando sequência às atividades, no dia 23 de agosto aconteceu mais um encontro, este voltado aos profissionais da Educação Infantil.
Na oportunidade, a professora mestre em Fisioterapia, Karim Bordignon, explanou sobre o Desenvolvimento Motor na Primeira Infância, Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais. Ainda, foram abordados os aspectos relacionados à contínua alteração no comportamento ao longo da vida que acontece por meio das necessidades de tarefa, da biologia do indivíduo e o ambiente em que vive.
De acordo com Karim, em cada idade o movimento toma características significativas e a aquisição ou aparição de determinados comportamentos motores tem repercussões importantes no desenvolvimento da criança. “É oportuno mencionar que a cultura da sociedade contemporânea tem deixado de lado práticas e atividades que exigem movimento, espontaneidade, criatividade, para inserir atividades onde a criança passa a maior parte do seu tempo parada, sem contato social e sem experiências significativas. Esse novo contexto social tem refletido de forma direta no desenvolvimento psicológico, social, físico-motor e emocional das crianças”, menciona a professora.
Partindo dessa consideração, a docente destaca a necessidade de proporcionar um ambiente estruturado na educação infantil cheio de estímulos e experiências, para que a criança possa desenvolver suas habilidades motoras de forma a conseguir realizar movimentos de locomoção, manipular objetos, explorar o ambiente, conhecer sensações e ter estabilidade em movimentos fundamentais, bem como adquirir novas habilidades motoras e aprimorá-las a medida do ciclo de seu desenvolvimento.
A formação, que terá continuidade nesta semana para docentes da área de Ciências, Educação Física, Geografia e História, permite a reflexão dos processos educacionais e intenciona movimentar as práticas pedagógicas de gestores e docentes.