Gestão de pessoas: acadêmicos fazem estudo em 29 empresas da região

Estudantes de Administração e de Ciências Contábeis da URI/FW participaram da pesquisa

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Assessoria de Imprensa da URI/FW
08/05/2024

Enquanto os olhos do mundo corporativo frequentemente se voltam para estratégias de marketing, inovação de produtos e eficiência operacional, a gestão eficaz dos recursos humanos é o verdadeiro motor que impulsiona as organizações rumo a excelência, mas muitas vezes fica relegada ao segundo plano. No entanto, diversos estudos destacam a correlação entre a presença de uma sólida gestão de pessoas e o desempenho superior das empresas.


A gestão de pessoas vai muito além de apenas contratar e demitir funcionários. Envolve estratégias abrangentes para recrutamento, desenvolvimento, retenção e motivação da força de trabalho. Quando implementada efetivamente, a gestão de pessoas cria um ambiente de trabalho motivador, promove a colaboração e inspira o comprometimento. Além disso, essas práticas trazem outros resultados positivos, desde índices de satisfação do cliente até rentabilidade financeira. As empresas que priorizam o desenvolvimento e o bem-estar de seus colaboradores consistentemente alcançam resultados superiores.


Para compreender melhor como as práticas de gestão de pessoas estão sendo aplicadas em empresas locais, alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis conduziram um estudo minucioso, por meio do Trabalho Discente efetivo da Disciplina de Gestão de Pessoas I, conduzida pela professora Ana Paula Pessotto. “Eles analisaram as práticas voltadas a esta área e as características de 29 empresas da região, incluindo o número de empregados, segmento de atuação e faturamento. Os resultados dessa análise fornecem insights valiosos sobre como as empresas locais estão abordando a gestão de pessoas e como isso pode influenciar seu desempenho geral”, frisa Ana Paula.


Os resultados da análise dos acadêmicos apontam que, além dos ganhos intangíveis, como moral elevado e engajamento dos funcionários, a gestão de pessoas também se traduz em benefícios tangíveis para as empresas. “Empresas com uma forte função de gestão de pessoas geralmente experimentam menores taxas de rotatividade de funcionários, redução nos custos de recrutamento e treinamento, maior produtividade e, em última análise, maior lucratividade”, explica a docente.


O objetivo do estudo, segundo Ana Paula, foi demonstrar que a gestão de pessoas não é apenas uma prática, mas uma necessidade imperativa para as empresas que buscam se destacar em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo.


– Ao reconhecer o valor fundamental de seus colaboradores e investir em práticas de RH robustas, as organizações não apenas fortalecem sua posição no mercado, mas também aplicam uma cultura empresarial resiliente e sustentável para o futuro. A análise local realizada pelos alunos destaca a importância de adaptar as práticas de gestão de pessoas às necessidades e realidades específicas de cada empresa, a fim de maximizar seu potencial de sucesso – expõe a docente.

Confira as imagens: