Grupo Biosofia da URI/FW faz encontro de encerramento do ano e planeja próximas atividades

Última reunião de 2023 aconteceu em Frederico Westphalen e teve a presença de convidados e convidadas

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação URI/FW
20/12/2023

O Grupo Biosofia (Pesquisas e Estudos em Filosofia), da URI, campus de Frederico Westphalen, esteve reunido no domingo, 17, para o último encontro de 2023. A conversa aconteceu em FW e oportunizou a avaliação sobre os trabalhos, pesquisas e discussões promovidas pelo grupo ao longo do ano. Também foram debatidas atividades prioritárias para 2024, entre as quais estão a produção de estudos e a participação em eventos científicos.


Coordenador do Grupo Biosofia e professor da URI/FW, o doutor Claudionei Vicente Cassol fez uma avaliação das discussões e atividades promovidas ao longo de 2023. “Enquanto Grupo, tivemos grandes conquistas e realizações nesse 2023. Bons debates, profundas análises e amplos estudos. Especialmente da obra 1492 – O encobrimento do outro, de Enrique Dussel que, infelizmente, deixa sua condição de existência física aqui neste mundo em 05 de novembro. Permanece seu legado e o ensinamento da necessidade de construirmos nossa filosofia latino-americana, da autonomia, da emancipação em relação ao pensamento colonial, patriarcalista e eurocentrista”, comentou, pontuando que o grupo retomará as atividades em fevereiro de 2024. Também destacou a aprovação pelo CNPq, Chamada Universal 10/2023, do projeto Minerva-Toth que objetiva, a partir da produção de fichas eletrônicas de leitura, construir uma comunidade virtual de leitura.


O último encontro de 2023 teve a participação de convidados. Entre eles, os professores da Universidade Federal de Santa Maria, campus de FW, Gonzalo Prudkin e Oscar Agustin Torres Figueredo, a Técnica Administrativa em Educação, Roselei Battisti e o Cirurgião-dentista Paulo da Silva. Eles contribuíram com as discussões sobre a obra “1492: o encobrimento do outro: a origem do mito da modernidade”, de Enrique Dussel, que foi o fio condutor dos debates do grupo ao longo do ano.


Anfitrião da reunião e professor formador no Ensino modalidade à distância curso de Licenciatura em Computação pela UFSM/UAB, o doutor Clenio Vianei Mazzonetto acolheu os convidados e deu as boas-vindas a todos. Ele destacou a importância das reuniões e discussões e mencionou a pertinência da obra debatida. “Dussel é um importante pensador Latino Americano com uma profunda produção, uma profunda pesquisa riquíssima em detalhes, um inquieto pesquisador, crítico da processo ‘civilizatório’ imposto pelos europeus para com os povos originários, onde os colonizadores europeus buscavam justificar esse genocídio civilizatório por meio do mito da modernidade”, pontuou.

Ainda estiveram na reunião os membros do Grupo Biosofia Claudir Miguel Zuchi, João Victor Gobbi Cassol e Juliana Vani, com seus familiares. Ao fim das discussões, membros, convidados/as e familiares participaram de uma confraternização.


Sobre o Grupo Biosofia (Pesquisas e Estudos em Filosofia), da URI/FW

O Grupo Biosofia (Pesquisas e Estudos em Filosofia) se reúne regularmente uma vez por mês, no terceiro domingo. As reflexões resultam em projetos de pesquisa e de extensão e internacionalização. Seus/suas integrantes produzem, individualmente e em parceria interna e externa, nacional e internacional, textos em periódicos, capítulos e livros, comunicações, palestras, entrevistas e debates; atuam no stricto sensu, lato sensu, graduação, escola básica, gestão educacional e pedagógica, veículos de comunicação e assessorias.

O grupo desenvolve projetos com recursos de órgãos financiadores, como CNPq, CAPES, FAPERGS, PIIC-URI, PIBIC-URI, em parceria com instituições como a Associação Científica Medeia, PPGEDU-URI e instituições públicas e privadas nos campos educativo-pedagógicos, de comunicação e formação e de financiamento. Entre os/as integrantes há associados à Rede Internacional de Cidades Educadoras e Transformadoras (RICET). O Grupo é filiado à RedYala - Rede Latino-Americana de Diálogos Decoloniais e Interculturais.

O Biosofia possui canal aberto com a comunidade através das redes sociais e também realiza formações presenciais e on-line. Estimula, desenvolve e realiza estudos e pesquisas que pensam a vida, a dignidade humana e a justiça social.

Confira as imagens: