Grupo Biosofia inicia 2024 discutindo cronograma para participação em eventos

Colonialismo na América também foi um dos assuntos da primeira reunião do ano, realizada no dia 18 de fevereiro

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

João Victor Gobbi Cassol/Biosofia
20/02/2024

O planejamento de atividades para 2024 foi um dos temas da primeira reunião do ano no Grupo Biosofia (Pesquisas e Estudos em Filosofia), da URI, Câmpus de Frederico Westphalen (URI/FW). Em formato on-line, o encontro aconteceu no dia 18 de fevereiro e também deu sequência às discussões sobre o colonialismo europeu na América.


A participação em eventos foi um dos pontos centrais da conversa entre os pesquisadores. O grupo planeja produzir estudos para participar de ao menos dois eventos científicos ao longo do ano, um em cada semestre, em Porto Alegre (UFRGS) e em Criciúma (UDESC). O objetivo agora é iniciar a produção de artigos e resumos com base nas obras estudadas pelo grupo nos últimos anos, como “Sociedade de Risco: Rumo a uma Outra Modernidade”, de Urlich Beck, amplamente discutida entre 2022 e 2023.


Outra obra debatida ao longo de 2023 e que segue em discussão é “1492: o encobrimento do outro: a origem do mito da modernidade”, de Enrique Dussel. No primeiro encontro desse ano, os integrantes avançaram nas reflexões sobre o livro, com ênfase na discussão sobre os capítulos finais. A próxima reunião, marcada para o dia 17 de março, deverá ser a última com discussões sobre o livro de Dussel. A partir de então, o grupo se volta ao livro “Sociedade do Cansaço”, de Byung-Chul Han.


Participaram do primeiro encontro de 2024 os integrantes: Claudionei Vicente Cassol, Claudir Miguel Zuchi, Clenio Vianei Mazzonetto, Gabrieli Schaeffer, João Victor Gobbi Cassol e Larissa da Silva Kellermann.


Sobre o Grupo Biosofia – URI/FW

O Grupo Biosofia (Pesquisas e Estudos em Filosofia) se reúne regularmente uma vez por mês, no terceiro domingo. As reflexões resultam em projetos de pesquisa e de extensão e internacionalização. Seus integrantes produzem, individualmente e em parceria interna e externa, nacional e internacional, textos em periódicos, capítulos e livros, comunicações, palestras, entrevistas e debates; atuam no stricto sensu, lato sensu, graduação, escola básica, gestão educacional e pedagógica, veículos de comunicação e assessorias.


O grupo desenvolve projetos com recursos de órgãos financiadores, como CNPq, Capes, Fapergs, PIIC-URI, PIBIC-URI, em parceria com instituições como a Associação Científica Medeia, PPGEDU-URI e instituições públicas e privadas nos campos educativo-pedagógicos, de comunicação e formação e de financiamento. Entre os/as integrantes há associados à Rede Internacional de Cidades Educadoras e Transformadoras (RICET). O Grupo é filiado à RedYala - Rede Latino-Americana de Diálogos Decoloniais e Interculturais.


O Biosofia possui canal aberto com a comunidade através das redes sociais (https://www.facebook.com/groups/Biosofia/) e também realiza formações presenciais e on-line. Estimula, desenvolve e realiza estudos e pesquisas que pensam a vida, a dignidade humana e a justiça social.