Grupo Biosofia promove debate sobre o desafio educacional

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
08/09/2022

O grupo Biosofia, de pesquisa e estudos em Filosofia, da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, se reuniu no último sábado, 3, para refletir sobre o texto de Florestan Fernandes, “O desafio educacional”. A discussão foi coordenada pelo doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, Vanderlei Gularte Farias, e pelo doutor em Educação pela Unijuí, Claudir Miguel Zuchi.


Os estudos fazem parte da decisão do Grupo Biosofia em conhecer, com mais propriedade, o pensamento do sociólogo brasileiro, por ocasião da celebração do primeiro centenário de seu nascimento (1920-1995). Em 2022, o grupo Biosofia debateu a obra “Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina”, escrita em 1973 e ainda atual, de grande valor para compreender as relações de dependência, do mercado, da educação e da cultura da sociedade brasileira, além do contexto da globalização econômico-financeira.


“O desafio educacional”, livro de 1989, aborda a temática que retorna aos debates, no Brasil, em função, especialmente, da outorga da BNCC e as problemáticas desencadeadas com as questões do ensino médio.


Como é característico do pensamento de Fernandes, a densidade, a profundidade e a capacidade de estabelecer relações entre os temas centrais, as teses que defende e a realidade, contextualizam o debate e conferem seriedade, realidade e cientificidade aos conteúdos. Em setembro, a continuidade dos estudos aprofunda ainda mais a obra em análise.