Hackathon- Desafios do Agro está com as inscrições abertas

Evento acontece em 15 e 16 de setembro na Biblioteca Central da Universidade

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação URI/FW
14/08/2023

O Small Farm Hub, mantido pela URI/FW e pela Sicredi Conexão, através do Projeto Agrotec Norte, em parceria com o Programa Inova RS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, na região Produção e Norte, promovem o Hackathon- Desafios do Agro, nos dias 15 e 16 de setembro, que ocorrerá na Biblioteca Central da Universidade. O evento, que está com as inscrições abertas, é uma maratona de programação na qual hackers se reúnem para explorar dados abertos, desvendar códigos e sistemas lógicos, discutir novas ideias e desenvolver projetos de software ou mesmo de hardware.


De acordo com uma das coordenadoras do Hub, Ana Paula Pessotto, os objetivos do Hackathon são inovar, estimulando a criatividade orientada à resolução de problemas reais; conectar pessoas e entidades para atuação no setor do agronegócio; desenvolver soluções que possam contribuir para a inovação em pequenas propriedades rurais; e proporcionar a experiência de desenvolvimento e validação de uma solução tecnológica voltada para pequenas propriedades rurais. Podem se inscrever alunos, professores e empreendedores, e comunidade em geral, a partir da proposição de ideias inovadoras voltadas às pequenas propriedades rurais. Quem participa deste movimento, expõe ideias, cria oportunidades e soluções que podem virar a vida profissional dessas pessoas.


"A expectativa é que, através de uma metodologia de geração de ideias, de modelagem de negócios, passando pela apresentação do Pitch à banca de avaliadores, consigamos ter boas sugestões de negócios para serem aplicados nas propriedades dos agricultores da região. As propostas vencedoras serão premiadas com a possibilidade de uma pré-incubação – que é um processo de desenvolvimento dessas ideias de negócios –, passando por uma validação no mercado, até chegar em um produto minimamente viável para, posteriormente, poder se colocada em prática efetivamente", explica Ana Paula.


A programação será 100% presencial, iniciando às 19 horas do dia 15 e encerrando às 16 horas do dia 16. As inscrições para o Hackathon podem ser feitas através do link: https://forms.office.com/r/pjdq78Pkcp