Incra Nacional e Estadual estarão representados em formatura na URI/FW

Alunos do Tecnologia em Agropecuária concluem o curso neste sábado, 17

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação
15/02/2024

Estudantes da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, beneficiários do Crédito Fundiário, do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e do Programa Regional de Sucessão Rural se formação no dia 17 de fevereiro, no salão de atos da universidade, na turma do Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária. No total, serão 32 formandos, sendo 25 alunos pelo Pronera, beneficiários do Crédito Fundiário e mais sete acadêmicos do Programa Regional de Sucessão do Campo.


Também estarão presentes na formatura, a coordenadora da Diretoria de Desenvolvimento e Consolidação de Projetos de Assentamento, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com sede em Brasília, Maria Rosilene Bezerra Rodrigues, e o superintendente da Superintendência Regional do Incra no Rio Grande do Sul, Nelson José Grasselli.


De acordo com o coordenador do Tecnologia em Agropecuária, Luis Pedro Hillesheim, a terceira turma do Pronera é resultante de muitos desafios, entre eles, o de ter iniciado o curso em plena pandemia de Covid-19. “Foram 3,5 anos de formação sempre motivados pela dinâmica da alternância, teorizar a prática e praticar a teoria. Com esta formatura, a região terá mais um grupo de futuros empreendedores do campo, com a missão de produzir alimento, agregar valor à produção e produzir de forma sustentável com sistemas mais adequados à qualidade de vida”, explica o docente.


O curso tem por objetivo possibilitar aos agricultores que acumulem conhecimentos técnicos, administrativos, sociais e ambientais, nas suas unidades de produção e nos seus espaços de convivência comunitária. A principal marca do curso é a dinâmica da alternância, que possibilita ao aluno, estudar seus desafios locais, suas necessidades e interferir de forma mais tecnológica e justa nos sistemas produtivos. “O fato de o estudante não se desvincular da realidade da família, da propriedade e da terra, o torna um empreendedor local, disposto a melhorar suas necessidades e da comunidade”, acredita o professor, acrescentando que o projeto profissional e de vida que o acadêmico realiza no decorrer dos anos de formação faz com que desenvolva capacidade de reflexão de suas ações.


A URI/FW já formou duas turmas com apoio do Incra/Pronera: 1ª turma, 29 concluíram o curso em agosto de 2017; 2ª turma, 32 terminaram em fevereiro de 2019; e a 3ª turma, 25 formam-se em fevereiro de 2024. A URI já conta com projeto aprovado para oferecer a 4ª turma do curso na região.