Iniciam as aulas da 2ª etapa da Formação de Animadores em Educação do Campo

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação do Projeto
11/02/2014

Com o grande debate em torno da monocultura, em paralelo com o esquecimento da cultura camponesa, o curso de Formação de Animadores em Educação do Campo para a Erradicação da Pobreza traz uma proposta de resgate a esse patrimônio cultural: os ensinamentos do campo, que são passados de geração em geração.

Na última semana, durante os dias 5 e 6 de fevereiro, as primeiras aulas da 2ª etapa do curso aconteceram em Lajeado do Bugre, Sagrada Família e São Pedro das Missões. Os encontros foram marcados pela explanação dos objetivos do curso, bem como a definição das próximas reuniões.


Professor Moreira em sua explanação na Câmara Municipal de Sagrada Família

Na primeira parte o tema em estudo será a Organização Política e Social, buscando fomentar o desenvolvimento de líderes comunitários, e orientar a organização social por meio de pessoas que se destacam nesse quesito. “Temos que ajudar a pensar nos municípios da região para além do nosso, não devemos esperar pelos governantes”, enfatizou Fátima Marangon, uma das coordenadoras do projeto, lembrando a importância da participação cidadã.


Participantes do evento em Sagrada Família

A importância e necessidade de se convencer com os objetivos do curso para que estes sejam colocados em prática foi destacada pelo também coordenador do projeto, Antonio Carlos Moreira. Em relação ao desenvolvimento sustentável Moreira ainda questionou os presentes, “Se colocássemos nosso grupo em uma ilha deserta, quem sobreviveria?”, aquecendo o debate sobre a importância da produção do próprio alimento, de forma orgânica, em prol da valorização da saúde e da agricultura familiar.


Encontro em São Pedro das Missões

O projeto é financiado pelo governo estadual, por meio da Rede Escola de Governo, e se dá através de uma parceria com a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI/FW.

Sobre o curso

O curso já foi ministrado durante o ano de 2013 e contou com formatura dos participantes, que são lideranças comunitárias. Dentre esses estão servidores municipais, organizadores comunitários e os próprios agricultores, a quem o conhecimento é destinado. O objetivo do curso é promover a capacitação desses líderes para que estes multipliquem o conhecimento que adquiriram nas aulas teóricas e práticas e repassem-no aos agricultores.

 

Confira as imagens: