Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2023
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Educação Física Bacharelado
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Inscrições abertas para IX Seminário Internacional de Educação e Tecnologias

As inscrições para o IX Seminário Internacional de Educação e Tecnologias estão abertas e podem ser realizadas no site da URI, Câmpus de Frederico Westphalen. O evento acontece nos dias 19, 20 e 21 de julho, e a temática da edição é “Inteligência Artificial Generativa e Educação: aspectos críticos, possibilidades e desafios”, com o objetivo de promover reflexões acerca das possibilidades e dos desafios da prática docente frente ao contexto de avanço da inteligência artificial e da necessidade de novas estratégias de ensino-aprendizagem em uma educação criativa.
O seminário é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado (PPGEDU) da URI/FW, por meio da linha de pesquisa “Processos educativos, linguagens e tecnologias”.
Sobre o seminário
A IX edição do Seminário Internacional de Educação e Tecnologias apresenta um tema necessário e urgente: “Inteligência artificial generativa e educação”, com reflexões acerca dos aspectos críticos, das possibilidades e dos desafios enfrentados pelos professores em tempos em que as tecnologias se tornam o centro do debate sobre o processo de aprendizagem para muitos dos estudantes.
ChatGPT, Bard, Dall-e, Junkebox e outras tantas ferramentas são utilizadas hoje para gerar, automaticamente, conteúdos como textos, imagens e músicas. Com isso, a produção de conteúdo se torna mais fácil, mais rápida e, talvez, até mais atrativa para adolescentes e jovens. O que tudo isso representa para a educação? Seria uma ameaça? É possível utilizar esses softwares a favor do ensino? Conteúdos gerados automaticamente na internet são considerados como plágio? Quais os principais desafios dos educadores atuais, e como lidar com eles? Como tornar a educação criativa em tempos de memorização e repetição de conteúdos?
Essas e outras questões serão debatidas em profundidade por meio de uma programação que inclui conferências internacionais e nacionais, mesas redondas, oficinas e comunicações de pesquisas desenvolvidas por professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação e práticas pedagógicas de professores da Educação Básica. A fim de ampliar o alcance dessas discussões, os trabalhos completos serão publicados na Revista Ciências Humanas.