Internacionalização marca a formação de doutores na URI

Frederico Westphalen
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A doutoranda, Jacinta Lúcia Rizzi Marcom, já está estudando na Universidade Aberta de Portugal.

Assessoria de Comunicação URI/FW
21/02/2024

O desejo de ampliar o conhecimento é uma constante na vida de muitas pessoas, ainda mais se esta possibilidade estiver voltada à pesquisa. Estão entre estes estudiosos, três alunos da URI, Câmpus de Frederico Westphalen – Jacinta Lucia Rizzi Marcon, Erone Hermann Lanes e Jaílson Bonatti. Eles tiveram as inscrições homologadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE).


O programa leva este nome, pois o estudante inicia o doutorado no Brasil, cumpre um período no exterior (que pode ser entre 6 e 10 meses) e regressa para a defesa final do curso. Os três doutorandos têm seus planos de trabalho para as universidades da Argentina e Portugal.


O aluno Jaílson Bonatti, orientando da professora Silvia Regina Canan, tendo como orientador no estrangeiro, Pablo Daniel Garcia, está na Universidad Nacional de Tres de Febrero, na Argentina. Ele tem como tema da sua tese “Internacionalização da educação superior”. Sobre suas expectativas, o pesquisador assegura que são muitas.



- Acredito que este momento será de muito aprendizado e conhecimento sobre os aspectos culturais, sociais, históricos e políticos da sociedade Argentina, pois estarei, entre abril e setembro de 2024, vivenciando essa experiência, e adquirindo conhecimentos que farão parte da realização de minha tese, para depois retornar ao Brasil, de modo a difundi-los, seja em palestras, oficinas, artigos. Ainda, será uma oportunidade para aperfeiçoar a compreensão que tenho da língua espanhola, e também, de consolidar redes de cooperação científica entre duas universidades, por meio do desenvolvimento do plano de estudos – explica Bonatti.


Buscar novas compreensões e (trans)formações das percepções, concepções, saberes e práticas acerca da processualidade da avaliação na educação infantil podem ser possibilitadas pelo intercâmbio de saberes com uma instituição de excelência na investigação da educação na infância, é o intuito do estudo da aluna, Erone Hemann Lanes, que estará na Universidade do Minho, em Portugal. Orientada pela professora Jordana Wruck Timm, tendo como orientadora estrangeira, Maria Cristina Cristo Parente, Erone tem como tema da tese “Pedagogicidade em avaliação na educação infantil”.



Sobre a importância da participação no programa, Erone acredita que além de construir a possibilidade de um olhar ainda mais amplo e enriquecedor sobre a pesquisa de tese, contando com as contribuições de teorias e práticas desenvolvidas em outro país, o doutorado sanduíche também possibilita um amadurecimento na vida acadêmica, amplia sua autonomia e capacidade de enfrentar desafios e burocracias.


Outra estudante é Jacinta Lucia Rizzi Marcon, que está na Universidade Aberta UAB, em Portugal. Orientada por Ana Paula Teixeira Porto, tendo como coorientadora, Daniela Melaré Vieira Barros, a pesquisadora afirma que a sensação de participar de mobilidade acadêmica está sendo incomparável.


– Viver esta experiência em um contexto internacional não só proporciona um contato enriquecedor com pessoas de diversas nacionalidades, formas de pensar e estilos de vida, mas também contribui significativamente para a expansão do repertório intelectual. Além disso, essa vivência amplia a compreensão do pesquisador sobre o mundo, capacitando-o a analisar os complexos desafios relacionados ao seu tema de pesquisa por meio de diferentes perspectivas. Espero que as experiências vividas no exterior se transformem em um impulso para uma formação inicial de professores mais conectada, colaborativa e globalizada – resume Jacinta.