Laboratório de Leite recebe auditoria do Ministério da Agricultura e Pecuária

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
07/07/2023

A equipe de técnicos de monitoramento da Rede Brasileira de Qualidade do Leite (RBQL), organismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), visitou a URI, Câmpus de Frederico Westphalen, nos dias 4 e 5 de julho, a fim de avaliar o funcionamento do Laboratório de Qualidade do Leite, dos Laboratórios de Análises Agroindustriais (Anagro). Na oportunidade, os avaliadores validaram a qualidade das análises realizadas pela instituição e forneceram parecer favorável à continuidade do trabalho.


A auditoria in loco foi realizada por dois auditores fiscais e pela Coordenadora Geral da RBQL, e avaliou todos os processos que envolvem a gestão documental e a gestão técnica do laboratório, com intuito de emitir o parecer sobre qualidade dos serviços prestados nas análises biológicas (contagem de microbiológica e células somáticas) e de composição centesimal (proteína, gordura, sólidos totais, lactose). Ao final da auditoria, os avaliadores concluíram que o laboratório atende a todos os requisitos da Norma ISO-17025, documento que é requisito para comprovação da qualidade das análises realizadas em laboratórios.


De acordo com o coordenador da Anagro, professor Cassiano Busatta, receber o reconhecimento é muito gratificante, pois é algo que todos os laboratórios almejam. “Este parecer é motivo de orgulho, que nos motiva e mostra que continuamos no caminho da excelência, disponibilizando um serviço de muita qualidade para toda a cadeia do leite da região sul do país. Isso reforça ainda mais o papel que a universidade exerce na sua essência: a contribuição para o desenvolvimento regional. Todos esses processos extremamente complexos foram implementados e reconhecidos graças ao grande esforço da instituição e, principalmente, pela qualificação, profissionalismo e competência da equipe técnica”, destaca Busatta.


- Termos o Laboratório de Qualidade do Leite instalado em nossa região nos permite considerar que é uma ferramenta extremamente importante para a cadeia produtiva do leite, pois o produtor, através dos resultados de uma análise poderá desencadear ações no manejo do rebanho e na rotina de produção que impactam diretamente na qualidade do leite produzido na propriedade. O laboratório também contribui para a cadeia através do atendimento junto às indústrias, as quais buscam pela produtividade otimizada e, consequentemente, pela qualidade e segurança alimentar dos seus produtos. Além disso, as indústrias precisam cumprir normativas do Mapa, as quais precisam disponibilizar informações da qualidade do leite captado nas propriedades produtoras de leite - complementa o coordenador.


Por meio dos laboratórios que compõem a Anagro, Laboratórios de Solos, Alimentos, Leite, Clínico Animal e Águas e Efluentes, a instituição também oferece uma estrutura que atende toda a cadeia produtiva do leite, possibilitando o controle de qualidade e a gestão dos processos em todos os seu elos, contribuído para a otimização na produtividade e a rentabilidade do todo.