Legado de Valter Pereira da Silva é relembrado por familiares e colegas

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Lucas Postal / Supervisão: Isabela Vanzin da Rocha
16/08/2023

Na sexta-feira, 11 de agosto, a comunidade da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, se despediu do ex-professor Valter Pereira da Silva, que faleceu aos 80 anos de idade. Destes, 28 foram dedicados à universidade, onde começou a trabalhar em março de 1990 e atuou tanto na Escola Básica, quanto no ensino superior. Professor de Química, Valter lecionou nos cursos de Ciências Biológicas, Química, Tecnologia em Agronegócio e Tecnologia Agrozootécnica. 

Para além do âmbito profissional, o professor é lembrado pela compaixão e empatia com o outro que sempre fizeram parte de quem era, ao longo de toda sua vida. O filho Márcio Pereira da Silva, conta do período em que Valter se aventurou até mesmo como técnico na escolinha de futebol do Ipiranga. “Segundo ele, juntando duas paixões, o futebol e os alunos, fazendo ainda mais amizades e eu, claro, e meus irmãos realizados, tendo nosso pai como treinador”, relembra o filho. Ele também destaca a preocupação de Valter para com todos em seu redor. “Ele estava sempre estudando para passar o melhor, passando o conhecimento para que as outrs pessoas, como seus alunos, encontrassem o seu melhor… Exemplo disso, é que o caderno ‘Vida e Saúde’, do jornal Zero Hora, era uma leitura obrigatória para seus alunos, almejando o bem-estar”, revela Márcio. 

Márcio ainda comenta que, como primeira universidade comunitária da região, o professor considerava uma honra fazer parte da URI/FW. “A prova disso foi que o professor Valter concluiu o seu mestrado com quase 60 anos, justamente para poder ficar mais tempo na universidade. O tempo dele era todo da URI/FW, e ele só deixou de frequentar a universidade por questões de saúde, se não estaria lecionando até hoje”, complementa o filho.

A coordenadora do curso de Química Industrial, Paula Balestrin, relembra com carinho o período em que foi aluna de Valter, e posteriormente, colega de trabalho. “O professor Valter sempre foi um professor e colega muito humano, transmitindo seus ensinamentos e compartilhando suas experiências sempre com muita calma e tranquilidade, qualidades essas que lhe eram peculiar”. Paula também exalta sua admiração e gratidão por todos os ensinamentos transmitidos por Valter: “Certamente o professor Valter deixou seu legado e será lembrado com muito carinho por todos que tiveram a oportunidade de conviver com ele”, relata a ex-aluna e colega. 

De toda equipe URI, nosso abraço fraterno e mais profundos sentimentos à família.