Mestrado em Letras oferece Grupos de Estudos em diversas áreas

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação - URI
12/06/2014

O Mestrado em Letras da URI – FW proporciona a possibilidade de aprofundar  conhecimentos em diferentes temáticas. Isso acontece mediante nos grupos de pesquisa, em que os alunos se reúnem, com orientação de um dos professores do Mestrado, a fim de debater acerca de temas que, posteriormente, podem gerar também artigos e publicações.
Você que é mestrando, graduando ou que se interessa por um dos assuntos abaixo também pode participar de um destes grupos. Entre em contato pelo telefone (55) 3744-9285 ou e-mail: mestradoletras@uri.edu.br.

Conheça um pouco mais sobre os grupos de estudos do Mestrado em Letras:

Grupo de Pesquisa em História - Professor Doutor Breno Antônio Sponchiado
Periodicidade dos encontros: mensais, nas sextas-feiras.
Há mais tempo a Academia e expressivos segmentos da população em geral, de forma progressiva, têm a percepção do valor da sua história, compreendida como historicidade e processo dinâmico que remete ao passado, ao presente e ao projeto a ser forjado de mundo futuro. A URI, por força de sua missão comunitária e como centro emulador, criador e irradiador de conhecimento desenvolve atividades nesse sentido, mesmo por exigência de seus cursos. Contudo, ainda é uma lacuna um mapeamento mais sistematizado das etnias e suas manifestações culturais específicas ("Etnoculturas") da região do Alto Uruguai. O foco será delimitado à análise dos ethos (modo de ser) das etnias no passado, ou seja, no início do povoamento da região e abordando as alterações havidas nos comportamentos coletivos, tanto de preservação como de abandono de práticas materiais, imaginárias e representações simbólica. Volta-se para a compreensão dos processos de re-significação das construções culturais, atentando para o fenômeno de hibridização dos universos étnicos. Consideramos esses dados imprescindíveis para uma melhor análise da realidade regional e para qualquer interação nas populações. 2. POVOADORES DA COLÔNIA GUARITA NO SEU CENTENÁRIO (1917-2017) - atrelada à extinta Comissão de Terras do antigo município de Palmeira das Missões - que abrange parte da região Norte do Estado do Rio Grande do Sul, entre os rios Passo Fundo/Várzea e Guarita. São evidentes os benefícios desta investigação, que permitirá novas análises, como: 1) identificar as famílias pioneiras de cada núcleo colonial (hoje municípios e vilas), dados preciosos para os trabalhos monográficos e micro-históricos; 2) a dinâmica agrária através das compras-vendas de lotes; 3) as alterações havidas no processo de colonização em cada região cotejando com o perfil agrário atual. A pesquisa recairá principalmente sobre o arquivo dos Escritórios de Terras, principalmente o de Frederico Westphalen.

Grupo de estudos Literatura Africana Lusófona - Professora Doutora Ana Paula Teixeira Porto
Periodicidade dos encontros presenciais: Quinzenal

Objetivos:
•  Refletir acerca da literatura africana de língua portuguesa produzida por escritores angolanos, objetivando a familiarização do professor com esses objetos literários;
• Discutir contos de escritores angolanos que estão publicados no livro Contos a