“Mutirão de limpeza” integra o Trabalho Social em Palmeira das Missões

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação URI/FW
06/01/2014

A URI - Câmpus de Frederico Westphalen, através da equipe do Naplan (Núcleo de Assessoria em Planejamento) realizou na última sexta-feira, 15, o mutirão de limpeza, que é parte integrante das ações previstas no Projeto de Trabalho Social dos bairros Esperança I e II em Palmeira das Missões/RS. As atividades foram realizadas com a participação de voluntários do próprio bairro a partir da sensibilização no encontro voltado ao tema “Educação Ambiental”, sugerindo a participação dos mesmos nesta atividade. 

 

 

 

O mutirão aconteceu inicialmente, no bairro Esperança I com o envolvimento comunitário, através da Secretaria do Planejamento, da  Assessoria de Imprensa, das rádios, da Secretaria do Bem Estar Social e da Secretaria de Serviços Essenciais, que disponibilizou uma retroescavadeira, um caminhão e pessoal para o recolhimento do lixo e entulhos provenientes da limpeza. 

 

 

Os grupos foram compostos por uma equipe na parte da manhã e outra na parte da tarde, organizados por ruas, sempre auxiliados pelas integrantes do Naplan/URI Francieli Suelo, Édina Paula Winter e coordenados pela assistente social Ivanir Furini, responsável técnica pelo projeto. Foram disponibilizados crachás de identificação, sacos plásticos e luvas para os voluntários do mutirão. 

 

 

A assistente social Ivanir Furini, destaca que  “a prática utilizada foi de grande valia, visto que o envolvimento comunitário na busca de soluções nas questões coletivas voltadas à preservação do meio ambiente foi de extrema importância para os moradores”. Ivanir afirmou ainda que essa estratégia de intervenção reforça a integração dos beneficiários no projeto e incentiva para que outros moradores se engajem nas atividades. 

Conforme relato dos voluntários, a participação na limpeza foi muito importante, até por se tratar de mais um passo a fim de promover a consciência de manter o ambiente limpo.

 

 

Nos próximos dias o mutirão de limpeza deverá acontecer no Bairro Esperança II.