Núcleo de Práticas Jurídicas é reinaugurado na OAB
No espaço, são atendidas mais de 300 pessoas por ano nos diversos projetos de assistência jurídica que o NPJ dispõe
O prédio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Frederico Westphalen passou por reformas, incluindo o espaço que abriga o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), onde atuam alunos e professores do curso de Direito da URI/FW. A reinauguração da estrutura aconteceu no dia 7 de agosto, na presença de autoridades e lideranças, além das pessoas que atuam diariamente no atendimento ao público.
O NPJ atende mais de 300 pessoas anualmente em seus diversos projetos de assistência jurídica. Por este motivo, a diretora geral da URI, Elisabete Cerutti, assegura que ter um espaço desta magnitude no prédio da OAB tem um valor imensurável para a universidade. “Aqui é um ‘braço’ da nossa instituição, pois mais de 200 alunos nossos têm neste Núcleo a base para a vida profissional, porque veem na prática o que vão enfrentar no futuro. Esta estrutura oferece uma grande oportunidade de aprendizado, pois tem muita doação a quem precisa dos serviços e seriedade no trabalho desempenhado. Por isso, temos orgulho desta parceria com a OAB e pelo que é feito por meios dos acadêmicos, que são acompanhados pelos nossos docentes”, frisa a diretora.
No mesmo viés, a presidente da OAB-FW, Patrícia Stieven, destaca a importância da parceria entre a Ordem e a URI. “Com este formato de trabalho não tem como o conhecimento dos estudantes dar errado. Os alunos acompanham processos reais na prática, fazem atendimentos, participam de audiências, então esta experiência é muito rica. Precisamos de universidades que insiram profissionais sérios, éticos e formam pessoas qualificadas, porque nós os recebemos depois aqui na OAB e os alunos da URI vêm com base forte. O que ouvimos é ‘neste advogado posso confiar, pois é egresso da URI’. Então, as pessoas acreditam nesta formação o que nos alegra e orgulha muito”, salienta Patrícia.
A URI/FW está com escritório jurídico na OAB há aproximadamente 20 anos, já tendo ofertado esta prática a centenas de universitários de Direito. “Este espaço é para vocês alunos e para ajudar a comunidade, pois sabemos o quando as ações desenvolvidas aqui fazem a diferença na vida das pessoas que precisam dos serviços do NPJ. Como o que é feito aqui, vimos que conseguimos cumprir nosso papel como universidade, transmitindo conhecimento e fortalecendo nosso caráter comunitário, por atendermos todos os municípios da Comarca de Frederico Westphalen. Estamos muito felizes pelos resultados já alcançados ao longo dos anos e na expectativa de poder receber mais pessoas que necessitam do nosso auxílio”, destaca o coordenador do curso de Direito Pablo Caovilla Kuhnen.
Atuação
Segundo o coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas, Tiago Galli, por meio doa NPJ os alunos têm a possibilidade de exercerem a atividade jurídica com base em processos reais. Entre as diversas atividades jurídicas ofertadas, merece destaque os atendimentos jurídicos de pessoas carentes, de vítimas de violência doméstica, que é realizado de forma multidisciplinar juntamente com o Curso de Psicologia, bem como a atuação dos acadêmicos na solução processual destes casos, além das práticas que envolvem. Também, os acadêmicos realizam peças processuais simuladas para aperfeiçoarem suas técnicas processuais, sempre com orientação de professores, bem como da atuação profissional de advogados.
– Ainda, o NPJ tem a função de ofertar aos acadêmicos do Curso de Direito as atividades práticas relacionadas às carreiras jurídicas. Além disso, em forma de fortalecimento do conhecimento, o NPJ faz a ligação entre o conteúdo recebido na sala de aula com a prática real, seja com audiências, atendimento de pessoas necessitadas, visitas orientadas, viagens de estudo, entre outras atividades, que visam preparar o acadêmico para sua futura atuação prática profissional – explica Galli.
Além do NPJ na OAB de FW, a URI também possui um Escritório de Práticas Jurídicas em Palmeira das Missões, que somente em 2024 já atendeu mais de 80 pessoas.