Nutrição promove práticas de estágio na comunidade

Alunas realizam práticas de promoção à saúde no Hospital Divina Providência

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
27/08/2021

O curso de Nutrição da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, tem se destacado ao realizar diversas práticas de estágio na comunidade. Nesta semana, acadêmicas da graduação promoveram duas ações especiais no Hospital Divina Providência (HDP).

 

Em comemoração ao Dia da Infância, na terça-feira, 24, as estagiárias Andressa Meinerz do Rosário, Lúcia Gutkoski Franco, Milena Cruz e Vanessa Mazzonetto organizaram brincadeiras, levaram balões e cupcakes para alegrar o dia das crianças internadas na casa de saúde. Na quinta-feira, 26, as estudantes promoveram uma capacitação sobre aleitamento materno em celebração ao Agosto Dourado, mês que celebra a importância do leite materno para o desenvolvimento do bebê, com o objetivo de informar as profissionais gestantes do hospital.

 

A nutricionista Taís Soder, supervisora de estágios da URI/FW no HDP, comenta que o estágio é o momento mais importante para a formação profissional do aluno. “É um período de desafios, mudanças, esforços e grande aquisição de conhecimentos, técnicas e competências. Percebo que cada ação realizada pelos estagiários contribui significativamente para o local, as pessoas e a própria aprendizagem dos estudantes. Muito além destes conhecimentos, os estagiários desenvolvem atitudes relacionadas à humanização do atendimento, à ética profissional, ao comprometimento, ao trabalho em equipe e à credibilidade”, explica.

 

O estágio em Nutrição

Segundo a coordenadora da graduação, Fábia Benetti, os estágios do curso de Nutrição são divididos em três grandes áreas do conhecimento. A primeira é Nutrição Clínica, na qual os alunos atuam em hospitais, clínicas particulares e atendimento ambulatorial de pacientes. Outra área é Nutrição em Saúde Coletiva, em que os acadêmicos podem atuar em práticas associadas à construção de cardápios para merendas escolares, treinamento de merendeiras, programas do governo, como a pesagem do Bolsa Família, e também nas Unidades Básicas de Saúde prestando atendimento à população auxiliando o profissional nutricionista. Também podem, nessa área, acompanhar profissionais em visitas domiciliares abordando a saúde e o bom estado nutricional da população, e dar palestras para grupos de idosos e gestantes sobre práticas de aleitamento materno.

 

Por fim, a terceira área em que os futuros nutricionistas podem atuar é Planejamento e Organização em Serviços de Nutrição. Nesta área, os alunos realizam estágios em restaurantes de empresas que tenham programa de saúde do trabalhador e ofereçam comidas aos funcionários, além de hospitais elaborando cardápios, controle da higiene e do estoque dos alimentos. É feito acompanhamento de toda a cadeia produtiva alimentar, desde o recebimento do alimento na unidade até ser servido.

 

A visão das alunas

A universitária Lúcia Gutkoski Franco, do oitavo semestre, realiza o estágio na área de Nutrição Clínica no Hospital Divina Providência em Frederico Westphalen. Durante suas práticas, ela desempenha diferentes atividades. “Faço visitas aos pacientes internados, realizando anamnese nutricional, orientações nutricionais, avaliação do estado nutricional e atividades educativas em alimentação e nutrição”, descreve.

 

Lúcia foi uma das alunas que participou das ações de promoção à saúde relacionadas à alimentação no hospital, como no Dia da Infância e no Agosto Dourado. “Considero as atividades muito importantes para a formação profissional e crescimento pessoal, além de ser muito gratificante poder contribuir com a qualidade de vida e saúde das pessoas de alguma forma. Também aproveito a oportunidade de dar este relato para agradecer e parabenizar toda a equipe do HDP/FW pela receptividade e troca de conhecimentos”, acrescenta.


Confira as imagens: