“O presente e o futuro da Educação Básica” é tema de encontro regional de professores

URI/FW promove evento sobre tendências da CONAE com Dr. Luciano Satlher, membro do Fórum Nacional de Educação Básica

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
23/01/2023

A URI, Câmpus de Frederico Westphalen, tem a tradição de realizar, ao longo de sua história, um trabalho com a educação em seus municípios de abrangência. Pensando neste perfil, a universidade oferece um evento para reunir os professores das escolas da região, convidando-os a iniciar o ano juntos, em busca de resultados ainda mais efetivos. Para o início do ano letivo de 2023, a URI está promovendo uma palestra com a temática “O presente e o futuro da Educação Básica: tendências da Conferência Nacional de Educação", que acontece no dia 9 de fevereiro, às 8h30min, no Salão de Atos da universidade.


O evento será ministrado pelo professor-doutor Luciano Satlher, membro do Fórum Nacional de Educação Básica e do Conselho Deliberativo do CNPq, que comenta que sua maior motivação para participar do encontro é poder participar do debate em uma universidade comunitária com a finalidade de integrar na edificação dos professores regionais. “O que eu acho mais bonito na proposta da URI é a vocação diferenciada, de participar no desenvolvimento das pessoas, do município e da região, de maneira a fazer uma diferença positiva na vida da população”, afirma Satlher.


Ainda sobre sua participação, o professor-doutor explica que é da maior importância que os professores da URI, assim como os demais professores do ensino superior e da educação básica do país, possam conhecer os temas que foram tratados na Conferência Nacional de Educação, e que agora vão pautar toda a elaboração do Plano Nacional de Educação para os próximos 10 anos. “Dessa vez há uma diferença importante, porque também tramita no Congresso Nacional a aprovação do Sistema Nacional de Educação. Então nós, muito provavelmente, teremos uma mudança regulatória que fará fundamental diferença na educação brasileira e tudo isso em meio a uma mudança grandiosa, paradigmática que nós estamos atravessando, trazida pela tecnologia, pela economia digital e que afeta todos nós, em todos os lugares do mundo, tanto como pessoas, também como organizações, como ciência, como país, para enfrentarmos, fazer frente ao que está caminhando no mundo de transformações tão rápidas”, o doutor complementa.


Os participantes poderão, durante o evento, receber informações novas e fontes onde possam buscar se aprofundar sobre os temas tratados e, especialmente, repensar as suas práticas neste momento de transformação. Gestores escolares como diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, bem como professores e demais integrantes de Escolas de Educação Básica da região de abrangência da URI podem se inscrever na página de Eventos no site da universidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 55-3744 9247 ou pelo e-mail centrodeextensao@uri.edu.br.