Oficinas focam no aperfeiçoamento do fazer educacional

Professores e gestores participam do programa formativo da URI/FW

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Assessoria de Imprensa URI/FW
25/04/2024

A segunda etapa das oficinas do Programa Formativo para Professores e Gestores/2024 – um momento de repensar e qualificar os cotidianos pedagógicos, aconteceu no dia 24 de abril, na URI/FW. As atividades presenciais realizadas destacam a teoria e a prática, refletindo os cotidianos e propondo situações diferenciadas para o processo pedagógico.


Conforme a coordenadora das formações, Juliane Cláudia Piovesan, os participantes afirmam que a capacitação está auxiliando para modificar situações no cotidiano da escola, nos processos educativos, com novas ideias e projeções. “Isso prova que estamos atingindo nossos objetivos e contribuindo para a qualificação profissional dos cursistas”, frisa Juliane.

 

Oficinas trabalhadas

Educação Infantil: “(Re)pensando a docência na Educação Infantil: tempo espaços e materiais”, com a professora Natana Fussinger, e “Psicomotricidade na primeira infância: estímulos essenciais ao desenvolvimento infantil”, com a professora Jussania Bordin.


Ensino Fundamental – Anos Iniciais: “O aprender nos Anos Iniciais: reflexões teóricas e práticas”, com a professora Luana Fussinger, e “Protagonismo infantil no aprendizado de arte”, com a professora Fabiana Zampieri.


Ensino Fundamental – Anos Finais: “Matemática e pensamento computacional: novos cenários a partir da BNCC”, com a professora Eliane Miotto Kamphort, e “Sinuosidades da interpretação de texto: entre o compreender e o concordar”, com a professora Laísa Bisol.


Gestores: “Comunicação voltada ao desenvolvimento de equipes”, com a professora Adriana Folle, e “Gestão no campo da educação: desafios, perspectivas e possibilidades”, com a professora Silvia Regina Canan.


Ainda, no dia 16 de maio, acontecerá a palestra final, “A escola e o resgate do estudo na era digital e da economia da atenção”, que será de maneira on-line, com o professor Arnaldo Nogaro.

 

Avaliação

Uma das participantes, a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Palmitinho, Edivalda Gambin Albarello, assegura que a formação continuada está sendo muito importante, especialmente depois do longo período de pandemia, que as ações foram desenvolvidas todas forma on-line. “Precisávamos desse contato presencial, dessa motivação para nos desacomodarmos e melhorarmos o nosso trabalho. Por isso, agradecemos muito a universidade por ter nos proporcionado estes momentos de capacitação, tão ricos para nossas vivências diárias”, frisa Edivanda.


A egressa do curso de Pedagogia da URI/FW, professora Natana Fussinger, enaltece a relevância das temáticas abordadas. “Na oficina que participei, debatemos sobre a docência na educação infantil, assunto muito relevante que requer continuidade, pensando nos novos tempos, espaços, materiais e nesse cotidiano tão importante para as nossas crianças. Estes momentos são de grande valia, pois são em prol de uma educação ainda melhor”, salienta Natana.


Confira as imagens: