Organizada pela URI/FW, edição 2020 do SIIC integra mais de 600 participantes
Estudantes, professores, pós-graduandos, bolsistas e uma série de outros pesquisadores participam, nessa quinta-feira, 29, do XXVI Seminário Institucional de Iniciação Científica (SIIC) que, neste ano, é organizado pela URI, Câmpus de Frederico Westphalen, e integra 610 inscritos.
Além do SIIC, ocorrem simultaneamente o XXIV Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação e o XVIII Seminário de Extensão. Todos têm como tema "Pesquisa e inovação: empreendendo na ciência para a transformação social".
Considerado um dos principais eventos científico do ano na universidade, o SIIC é composto por palestras, mesas-redondas e uma série de apresentações de trabalhos acadêmicos. Ao todo, são 48 grupos de trabalho, nos quais serão realizadas 280 exposições, entre às 11 horas e às 16h30min. A partir de então, ocorre a divulgação dos prêmios e o encerramento do evento. Todo o evento ocorre de maneira on-line, pela primeira vez na história do seminário.
Na abertura do evento, o reitor da URI, prof. Dr. Arnaldo Nogaro, destacou a difícil tarefa de organizar um evento tão grande e enalteceu a promoção da ciência:
– Organizar o SIIC não é algo fácil, é um trabalho duro, exige muita dedicação, muita disciplina. Nós temos a certeza de que o propósito que foi construído nesse momento é para que dê tudo certo. Quero cumprimentar e agradecer a todos os professores que inscreveram seus trabalhos demonstrando a importância e a crença na ciência. Nós precisamos fortalecer e fazer o apelo para que os jovens estejam sensibilizados ao quanto representa uma bolsa de iniciação científica, um recurso para os pesquisadores. Estamos vivendo uma pandemia, e precisamos de uma solução, e o tema do SIIC deste ano fala de inovação, de empreendedorismo, de perspectiva, e não tem outra alternativa a uma vacina, que nasce de uma pesquisa de laboratório, da ciência, do método, coisas que precisamos reafirmar no Brasil hoje. Isso é fundamental para que a universidade cumpra o seu papel de mudança e transformação da vida das pessoas –, salientou.
Na mesma linha, a pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, profª. Dra. Neusa Maria John Scheid, afirmou o compromisso em incentivar o desenvolvimento de jovens pesquisadores:
– Sabem por que a URI promove esse evento? É por vocês, jovens pesquisadores, porque acreditamos que por meio de vocês a universidade terá as condições de concretizar o que propôs como tema do SIIC, empreendendo na ciência para a transformação social. A URI, que tem a formação dos estudantes na centralidade, ao integrar o saber acadêmico com a realidade social, intenta contribuir para a construção de um mundo melhor. A Pró-Reitoria registra o agradecimento às agências de fomento, em especial à Fapergs, que possibilitam o desenvolvimento da pesquisa e extensão na URI. Nossa gratidão se estende à direção do campus de FW e dos comitês organizadores –, enfatizou.
Organizado pelos comitês, a atual edição do SIIC está sendo preparada há aproximadamente um ano. Para a coordenadora local do Comitê Institucional de Ava