Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Palestra com o reitor da URI encerra momento formativo
Docentes e gestores da região participaram de capacitação nos primeiros meses deste ano
O Programa Formativo para Professores e Gestores/2024 – O APRENDER E O ENSINAR – QUAL PRESENTE? QUAL FUTURO?, contemplando 40 horas, com momentos on-line e oficinas presenciais, encerrou no dia 16 de maio, com a palestra voltada ao tema “A escola e o resgate do estudo na era digital e da economia da atenção”, proferida pelo reitor da URI, professor doutor Arnaldo Nogaro.
O professor motivou reflexões para a vida pessoal e profissional do docente, em uma sociedade em que a escola precisa captar a atenção do aluno e mostrar o sentido e o significado desse aprender. Provocou pensar sobre: Qual a finalidade da escola? Como nós fomos como estudante? Como somos como professores? Quem e como são nossos educandos? O que a escola tem feito com estes alunos? O que está sendo desenvolvido na escola? A tecnologia atrai. E as nossas aulas atraem?
Em meio a este contexto, o reitor destacou o grande desafio dos educadores nesses tempos de economia da atenção, em como fazer o outro aprender, enfatizando a reinvenção de processos docentes.
Encerrando este ciclo da capacitação, a coordenadora da formação, Juliane Cláudia Piovesan, avalia os momentos promovidos pela URI/FW, como satisfatórios pelos retornos recebidos dos participantes. “Nos encontros, foram motivados diálogos, com temáticas importantes para reflexões, compartilhadas vivências, trazendo o profissional da educação como protagonista, como realmente ele é. Foram cinco momentos de palestras on-line e quatro oficinas para cada etapa de ensino, com destaque para repensar teorias e práticas, com a intenção de mobilizar de maneira qualitativa o cotidiano escolar”, explica Juliane.