Palestra versa sobre avaliação cognitiva em idosos e alterações da memória

Por meio da Rede Bem Cuidar, parceria entre a URI/FW e o Município de Seberi, a professora doutora Mariana Zancan abordou temas relacionados ao envelhecimento

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
19/08/2024

A capacitação para a qualificação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde da Rede Bem Cuidar teve sequência no dia 16 de agosto, em Seberi. Por meio do projeto desenvolvido em parceria entre a URI/FW e o município, a professora doutora em Fisioterapia, Mariana Zancan, explanou sobre Avaliação Cognitiva em Idosos e Identificação das Alterações da Memória. 


Na oportunidade, foram abordados os aspectos relacionados ao envelhecimento do sistema nervoso, sinais de declínio cognitivo e síndromes demenciais, realizando uma reflexão sobre os fatores de risco que predispõem ao desenvolvimento de alterações cognitivas, os sinais de alerta dessas mudanças, bem como, as maneiras da manutenção de hábitos saudáveis e de prevenção.


A parceria entre a Prefeitura de Seberi por intermédio da Secretaria da Saúde, e a URI/FW está realizando ações de Educação Permanente em Saúde para os profissionais de saúde do município com o intuito de qualificar a atenção à saúde das pessoas idosas, atendendo aos princípios e diretrizes da Rede Bem Cuidar.


A Rede Bem Cuidar RS (RBC/RS) integra o Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul dentro do componente estratégico de qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS). Trata-se de uma proposta de colaboração entre as gestões estadual e municipal, os trabalhadores da saúde e a população. O objetivo do projeto é incentivar a melhoria e o fortalecimento dos serviços de APS oferecidos à população gaúcha.

Confira as imagens: