Palmeira das Missões: Comunidade carente pode ser atendida no EPJ da URI/FW

Estudantes do município e da microrregião atuam no Escritório de Práticas Jurídicas, coordenado por professores e advogados

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
23/05/2024

O Escritório de Prática Jurídica (EPJ) tem papel importante na formação acadêmica e também desempenha relevante função social na comunidade, pois presta atendimento à população carente que não possui condições de pagar advogado particular. Em Palmeira das Missões, este espaço, vinculado à URI/FW, está localizado em uma sala anexa à Justiça Federal, na rua Tufi Fiad Quedi, nº 89, Bairro Lutz.


O EPJ é usado por estudantes de Direito, que têm possibilidade de aplicar na prática as teorias estudadas em sala de aula. Os acadêmicos recebem orientação de professores, e atuam em processos reais, sem precisar se deslocar até a sede do Câmpus em Frederico Westphalen, facilitando aos alunos residentes em Palmeira das Missões e em cidades próximas.


De acordo com o professor do curso de Direito, Maurício Zandoná, o Escritório atua nos serviços à população hipossuficiente economicamente nas demandas de competência da Justiça Federal, envolvendo benefícios do INSS e também em ações de medicamentos em face da União, dispondo de salas individuais para atendimento e aula prática, com atuação de advogados e professores.


- Além de processos judiciais, no EPJ também são esclarecidas dúvidas e prestadas orientações à população. Em todos os atendimentos é proporcionado acompanhamento aos universitários. O escritório ainda possui parceria com a Justiça Federal atuando como defensor dativo, nomeado em processos desta Justiça especializada – esclarece Zandoná.


Outro docente da graduação que atua no EGP de Palmeira das Missões é Sérgio Vieira. Ele afirma que o espaço é importante para a evolução acadêmica dos estudantes, pois eles atuam em processos concretos, com análise de documentos, elaboração de peças processuais e acompanhamento de audiências. “Ainda, são realizadas visitas orientadas e palestras aos alunos sobre temas contemporâneos do Direito. Por isso, vemos com satisfação o envolvimento dos universitários, bem como a evolução de cada um podendo utilizar a teoria na prática e também ajudar quem precisa dos serviços que envolvem a área”, frisa Vieira.


Segundo o coordenador do curso de Direito, Pablo Henrique Caovilla Kuhnen, o Escritório de Práticas Jurídicas representa a inserção da URI na comunidade, cumprindo com sua função social, e ao mesmo tempo contribui para a formação profissional dos alunos. “É atuando na prática real de processos que formamos alunos preparados verdadeiramente para o mercado de trabalho”, acredita o coordenador.

 

Vestibular

Se você quer atuar na área de Direito ou em outras 11 possibilidades de cursos, a URI/FW está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno. Acesse vestibular.uri.br.

Confira as imagens: