Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Palmeira das Missões: URI/FW realiza formação para gestores e professores
Para a realização do processo formativo, a prefeitura e a URI/FW firmaram parceria
Objetivando oportunizar momentos teóricos e práticos que mobilizem o trabalho pedagógico, o Município de Palmeira das Missões está realizando um processo formativo para professores e gestores com a URI – Câmpus de Frederico Westphalen. Para docentes, as etapas de ensino contempladas são: Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais e ainda, momentos para gestores educacionais.
No dia 20 de agosto, a professora doutora Luci Mary Duso Pacheco trabalhou com os gestores, refletindo sobre “O papel do gestor escolar no desenvolvimento do protagonismo e na condução do trabalho pedagógico na unidade escolar”.
De acordo com a professora, o momento destacou a importância de formar os gestores para a compreensão do seu papel no desenvolvimento do protagonismo da equipe escolar. “Foi abordado sobre a necessidade de possibilitar um ambiente de aprendizagem que viabilize a formação da autonomia dos aprendentes e que esses possam ter possibilidades de escolha. Ainda, que “formar para o protagonismo coloca o indivíduo no centro do processo de organização escolar e implica o uso de metodologias que possibilitam uma aprendizagem ativa”, frisa Luci Mary.
Também neste dia, a professora mestra Vildes Mulinari Gregolon trabalhou com os docentes de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com a temática “Alfabetização – 1° e 2° - aprender nos Anos Iniciais: reflexões teóricas e práticas”. Vildes destaca que foram evidenciadas as metas e objetivos do Programa Alfabetiza Tchê, alinhadas com as habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Nesse contexto destacamos a teoria e a prática, na perspectiva dos diferentes gêneros textuais”, salienta a professora.
O processo formativo, que terá continuidade, desenvolvendo outras temáticas, no município de Palmeira das Missões, permite essa reflexão dos processos educacionais e mobiliza as práticas pedagógicas de gestores e docentes.