Pedagogia da URI inicia Projeto Integrador com atividades na Escola de Educação Básica

O objetivo é estreitar a relação entre a teoria acadêmica e a prática pedagógica

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
27/10/2025

O Curso de Pedagogia da URI/FW iniciou na semana passada uma série de atividades do Projeto Integrador, realizadas em parceria com a Escola de Educação Básica da universidade. A ação tem como objetivo principal estreitar a relação entre a teoria acadêmica e a prática pedagógica, oferecendo às futuras professoras uma imersão na realidade escolar.

Sob a orientação da professora Elisabete Cerutti, as acadêmicas realizaram suas primeiras inserções em diferentes contextos: Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Gestão Escolar. A próxima fase do projeto consistirá no planejamento e na execução de propostas pedagógicas específicas para cada uma dessas áreas. As atividades foram concebidas para estimular a curiosidade e a criatividade dos alunos, promovendo uma aprendizagem significativa que respeita o ritmo e as individualidades de cada estudante.

– O Projeto Integrador representa um momento ímpar na formação. É uma oportunidade crucial para que as futuras docentes compreendam concretamente o cotidiano da escola e reflitam sobre o papel do educador na construção de práticas pedagógicas verdadeiramente transformadoras – destacou.

Além de enriquecer a formação das alunas, a iniciativa fortalece a parceria entre o Curso de Pedagogia e a Escola de Educação Básica da URI. Essa sinergia evidencia o compromisso da instituição com uma formação de professores não apenas técnica, mas também humanista, crítica e alicerçada na qualidade educacional.

Confira as imagens: