Pedagogia da URI marca presença na 14ª Bienal do Mercosul em Porto Alegre
Acadêmicas vivenciaram uma imersão cultural que amplia a compreensão do papel do pedagogo na formação integral

Acadêmicos do Curso de Pedagogia da URI estiveram presentes na 14ª Bienal do Mercosul, realizada em Porto Alegre, no dia 17 de maio, participando de uma experiência transformadora. Com o tema Estalo, a exposição se espalha por diversos espaços culturais da capital gaúcha, como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), o Farol Santander, a Casa de Cultura Mario Quintana e a Fundação Iberê Camargo. A programação também inclui passeio de barco pelo Delta do Jacuí, reunindo obras que discutem o instante, o movimento e o legado deixado por momentos que, embora breves, podem mudar a percepção do mundo.
Acadêmicas vivenciaram uma imersão cultural que amplia a compreensão do papel do pedagogo na formação integral. Segundo as organizadoras da visita, professora Fabiane Zampieri e Georgina Valentina Zampieri Birkann – graduada em Artes Visuais e mestranda em Artes pela UFRGS –, o objetivo foi proporcionar aos estudantes uma vivência formativa por meio do contato com espaços que integram arte, história, literatura e educação. A proposta dialoga diretamente com a formação docente, ao destacar o papel do pedagogo como mediador do conhecimento e valorizador da cultura.
- A Bienal foi uma experiência verdadeiramente enriquecedora. A cidade, com sua atmosfera vibrante e culturalmente rica, serviu como o cenário perfeito para a exposição. As obras de artistas de diversos países da América do Sul proporcionaram uma visão abrangente da arte contemporânea, abordando temas sociais, políticos e ambientais. A interação com as obras e os artistas gerou reflexões sobre a identidade e a cultura da região – o destacou Jane Adriana Vaz Tolotti, acadêmica de Pedagogia – PARFOR.
Outro depoimento marcante foi o de Ieda Teresinha Barros Zanatta, que destacou o impacto do tema da Bienal. “Visitar a mostra foi uma experiência maravilhosa. Este ano, com o tema ‘Estalo’, que faz referência ao estalo dos dedos como símbolo do encontro entre o corpo, o movimento e o som, percebemos como algo pequeno e rápido pode gerar uma experiência intensa e cheia de significado. Explorei espaços incríveis como o Farol Santander, a Fundação Iberê Camargo, o MARGS e a Casa de Cultura Mário Quintana. Cada local apresentou obras instigantes que despertaram reflexões profundas sobre arte, cultura e identidade”, frisa.
Conforme a coordenadora do curso de Pedagogia, Rosane Ferrari, a visita técnico-cultural reforça o compromisso com uma formação pedagógica crítica e sensível, possibilitando a construção de saberes interdisciplinares e o fortalecimento da relação entre teoria e prática. “Vivências como essa mostram que o estalo — embora breve — pode desencadear uma reverberação duradoura na trajetória formativa dos futuros educadores”, destaca a coordenadora.