Pedagogia da URI marca presença na 14ª Bienal do Mercosul em Porto Alegre

Acadêmicas vivenciaram uma imersão cultural que amplia a compreensão do papel do pedagogo na formação integral

Frederico Westphalen
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Adriana Folle
20/05/2025

Acadêmicos do Curso de Pedagogia da URI estiveram presentes na 14ª Bienal do Mercosul, realizada em Porto Alegre, no dia 17 de maio, participando de uma experiência transformadora. Com o tema Estalo, a exposição se espalha por diversos espaços culturais da capital gaúcha, como o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), o Farol Santander, a Casa de Cultura Mario Quintana e a Fundação Iberê Camargo. A programação também inclui passeio de barco pelo Delta do Jacuí, reunindo obras que discutem o instante, o movimento e o legado deixado por momentos que, embora breves, podem mudar a percepção do mundo.


Acadêmicas vivenciaram uma imersão cultural que amplia a compreensão do papel do pedagogo na formação integral. Segundo as organizadoras da visita, professora Fabiane Zampieri e Georgina Valentina Zampieri Birkann – graduada em Artes Visuais e mestranda em Artes pela UFRGS –, o objetivo foi proporcionar aos estudantes uma vivência formativa por meio do contato com espaços que integram arte, história, literatura e educação. A proposta dialoga diretamente com a formação docente, ao destacar o papel do pedagogo como mediador do conhecimento e valorizador da cultura.


- A Bienal foi uma experiência verdadeiramente enriquecedora. A cidade, com sua atmosfera vibrante e culturalmente rica, serviu como o cenário perfeito para a exposição. As obras de artistas de diversos países da América do Sul proporcionaram uma visão abrangente da arte contemporânea, abordando temas sociais, políticos e ambientais. A interação com as obras e os artistas gerou reflexões sobre a identidade e a cultura da região – o destacou Jane Adriana Vaz Tolotti, acadêmica de Pedagogia – PARFOR.


Outro depoimento marcante foi o de Ieda Teresinha Barros Zanatta, que destacou o impacto do tema da Bienal. “Visitar a mostra foi uma experiência maravilhosa. Este ano, com o tema ‘Estalo’, que faz referência ao estalo dos dedos como símbolo do encontro entre o corpo, o movimento e o som, percebemos como algo pequeno e rápido pode gerar uma experiência intensa e cheia de significado. Explorei espaços incríveis como o Farol Santander, a Fundação Iberê Camargo, o MARGS e a Casa de Cultura Mário Quintana. Cada local apresentou obras instigantes que despertaram reflexões profundas sobre arte, cultura e identidade”, frisa.


Conforme a coordenadora do curso de Pedagogia, Rosane Ferrari, a visita técnico-cultural reforça o compromisso com uma formação pedagógica crítica e sensível, possibilitando a construção de saberes interdisciplinares e o fortalecimento da relação entre teoria e prática. “Vivências como essa mostram que o estalo — embora breve — pode desencadear uma reverberação duradoura na trajetória formativa dos futuros educadores”, destaca a coordenadora.


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