Pedagogia inicia semestre com momento de reflexão profissional

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
04/08/2023

O curso de Pedagogia da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, promoveu um momento de reflexão sobre a profissão docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para marcar a Volta às Aulas do 2º semestre de 2023. No dia 1º de agosto, os professores  Adriana Centenaro Zanatta, Susana Laís Brondani e Paulo Cadoná, relataram sobre a importância da docência e os contextos envolvidos, destacando a postura docente, os planejamentos, as metodologias, as vivências e experiências do ser/fazer pedagógico.


Na oportunidade, os docentes incentivaram a busca constante pelo conhecimento, a pesquisa, a dedicação, o comprometimento e trouxeram o encantamento e o amor pela profissão. De acordo com a acadêmica Lueli Aparecida Nascimento de Souza, o momento foi importante para o conhecimento da experiência de ser professor nos Anos Iniciais, e para o descobrimento de portas que podem ser abertas a partir de uma boa prática em sala de aula. “Os professores destacaram que durante aulas somos mediadores e facilitadores do aprendizado e não transmissores, onde a cada dia vamos aprender junto com cada estudante, levando para a vida que professor não sabe tudo e deve estar sempre em busca de uma formação continuada. Me senti motivada a realizar uma prática capaz de motivar meus alunos como esses professores fazem em suas salas de aula, com dedicação, criatividade e muito amor”, complementou Lueli.


A aluna Nicole Nardino enfatizou que, ao escutar sobre a docência nos Anos Iniciais, foi possível diminuir o receio acerca da realização dos estágios, que em breve iniciarão. “Ouvir os professores convidados foi muito gratificante e empolgante também, afinal estamos iniciando nosso último semestre, onde as expectativas só aumentam”, explicou Nicole.


Outra estudante, Diuvana Sommer da Silva, destaca que a oportunidade foi de grandes aprendizados sobre o trabalho com os alunos e compartilhamento de experiências. A professora da graduação, Juliane Claudia Piovesan, que trabalhará com os estágios nos Anos Iniciais no semestre, comentou que poder docentes teve um significado importante, pois refletir os saberes da experiência fortaleceu e deu mais sentido à docência, além de auxiliar na motivação das acadêmicas no processo de estágio, despertando o desejo de realizar, ainda mais, a prática com competência e comprometimento. “Momentos de viver à docência são fundamentais para a construção da identidade e da profissionalidade docente”, justificou Juliane.

Confira as imagens: