Pedagogia Parfor realiza Seminário de Encerramento
Na oportunidade, também foram lançados e-books sobre Práticas Pedagógicas e Cultura Regional

O curso de Pedagogia da URI/FW, turma do Parfor, no dia 2 de julho, realizou o Seminário de Encerramento das disciplinas Experiência Sócio Profissional IV, conduzida pela professora Eliane Miotto Kamphorst; Projeto Integrador IV, sob orientação da professora Fabiana Lopes Zampieri; e Didática – Organização da Prática Pedagógica na Formação Básica, ministrada pelo professor Paulo Henrique Cadoná, do Parfor.
Segundo a professora do curso, doutora Juliane Piovesan, esses componentes curriculares exercem um papel fundamental na formação docente, pois visam ao desenvolvimento de competências e habilidades essenciais à atuação na área da educação.
– De maneira inovadora, científica e interdisciplinar, as disciplinas promovem a articulação entre teoria e prática, possibilitando aos acadêmicos experiências significativas que fortalecem a práxis educativa. Além disso, incentivam o trabalho coletivo e colaborativo, aliado à autonomia intelectual, à reflexão crítica e à construção de saberes comprometidos com a realidade escolar e social. Dessa forma, contribuem para a formação de pedagogos capazes de atuar como agentes transformadores, atentos às múltiplas dimensões que atravessam os contextos educativos e engajados na promoção de uma educação mais justa, equitativa e humanizadora – frisa Juliane.
As atividades propostas foram desenvolvidas de maneira interdisciplinar, integrando conceitos fundamentais para a formação integral do ser humano. Através de brincadeiras e dinâmicas, o intuito foi estimular o raciocínio lógico para a resolução de operações matemáticas, ampliar o repertório de leitura, desenvolver a imaginação e incentivar o movimento corporal. Dessa forma, foram articuladas diversas áreas do conhecimento, promovendo uma aprendizagem significativa e contextualizada. O evento celebrou as aprendizagens construídas ao longo do semestre e marcou a socialização dos resultados por meio do lançamento de dois e-books.
O primeiro e-book intitulado, “Ensinar com afeto: planos de aula que transformam”, é referente às disciplinas de Experiência Sócio Profissional e Didática – Organização da Prática Pedagógica na Formação Básica, que foi organizado pelos professores Eliane Miotto Kamphorst e Paulo Henrique Cadoná. A obra reúne práticas pedagógicas desenvolvidas por estudantes em escolas da região, evidenciando a aplicação dos conhecimentos em contextos reais de ensino.
Já o segundo e-book, intitulado "Entre rios, ruas e festas – Aquilo que nem sempre cabe num livro de história", é resultado dos trabalhos das disciplinas de Projeto Integrador e Didática – Organização da Prática Pedagógica na Formação Básica, sob orientação e organização dos professores Fabiana Lopes Zampieri e Paulo Henrique Cadoná. A publicação destaca as descobertas dos alunos em torno da Arte e Cultura Regional, valorizando memórias, saberes populares e manifestações culturais presentes em suas comunidades.
Como forma de agradecimento às escolas parceiras, será encaminhado um e-book contendo os planos de aula elaborados e aplicados pelos acadêmicos durante as oficinas realizadas nos educandários.
O seminário evidenciou o compromisso do curso com a formação crítica e sensível dos futuros pedagogos, aproximando universidade, escola e comunidade por meio da pesquisa, da arte e da prática docente.
O semestre da Pedagogia Parfor demonstrou, de forma sensível e potente, o compromisso com a formação integral, crítica e humanizadora, relatadas no seminário. “Ao reunir produções acadêmicas, relatos de experiências, expressões artísticas e reflexões sobre a prática docente, foi possível reforçar a importância de uma formação que articula conhecimento científico, sensibilidade social e compromisso ético. A iniciativa também destacou o papel da universidade como espaço de diálogo com a escola e com a comunidade, fortalecendo vínculos e ampliando os horizontes da atuação pedagógica”, finaliza Juliane.