Pedagogia Parfor realiza viagem de estudos para Curitiba

O intuito foi observar espaços formais e não-formais de aprendizagem

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Assessoria de Imprensa da URI/FW
07/06/2024

Para promover uma imersão prática na diversidade de ambientes educacionais além das salas de aula convencionais, a turma de Pedagogia – Parfor embarcou em uma viagem de estudos para Curitiba, no Paraná, entre os dias 29 de maio e 1º de junho. Esta iniciativa, voltada para a disciplina "Educação em Diferentes Espaços", propõe a compreensão da relevância de reconhecer e utilizar uma variedade de contextos para o processo educacional, ressaltando o papel central do pedagogo na gestão do conhecimento e das relações onde a aprendizagem acontece, independentemente do campo de atuação.


Segundo o professor Paulo Cadoná, responsável pela disciplina, a viagem de estudos para Curitiba foi uma experiência enriquecedora. “Durante nossas visitas ao Museu Oscar Niemeyer, Jardim Botânico, Memorial Paranista, Ópera de Arame, Universidade Livre do Meio Ambiente, Passeio Público e outros pontos emblemáticos, foi possível constatar algo fundamental: a presença da educação em todos os lugares", ressalta.


Cadoná ainda acrescenta que o grupo, ao observar cada local com uma perspectiva crítica, percebeu a educação pulsante e dinâmica, aguardando ser reconhecida e explorada. “O conhecimento está disseminado por toda parte, pronto para ser descoberto. E o profissional pedagogo, munido de sua didática e visão humanizadora, pode transformar esse potencial em aprendizado significativo", frisa o docente.


Já para a professora Susana Lais Brondani da disciplina de Experiências Socioprofissionais, que também acompanhou as acadêmicas do Parfor, a viagem de estudos oportunizou conhecimentos imensuráveis à formação acadêmica, como possibilidade de vivenciar espaços ricos em cultura, arte e humanidade.


– Observamos espaços e formas de organização sustentáveis, que vão além de conceitos de sala de aula e se concretizam em vivências do mundo real. A viagem foi uma clara demonstração de que a educação pode e deve ser vivenciada em todos os aspectos da vida, estimulando a curiosidade, o pensamento crítico e a capacidade de aprender continuamente – diz Susana.


Para Aniele Elis Scheuermann, conhecer Curitiba ampliou os conhecimentos enquanto acadêmica do curso de Pedagogia da URI/FW. “Os espaços públicos da cidade promovem o cuidado e o desenvolvimento da população, e proporcionam também educação fora dos espaços formais de ensino. Observamos que a cidade valoriza sua história, sua natureza e seus antepassados em cada memorial, museu e praça visitados”, descreve a aluna.


Além das visitas aos diversos pontos de interesse em Curitiba, os estudantes de Pedagogia Parfor tiveram a oportunidade enriquecedora de trocar experiências com os alunos e professores do Curso de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da URI/FW. Esse momento foi de extrema importância, permitindo uma interação interdisciplinar que proporcionou uma visão ampla e diversificada sobre os diferentes espaços.


Essa colaboração interdisciplinar destacou a importância da diversidade de olhares e abordagens na construção de espaços educacionais mais eficazes e inclusivos. A troca de experiências entre os cursos reforçou a importância do diálogo entre diferentes áreas do conhecimento para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais dinâmicas e contextualizadas.


Confira as imagens: