Pedagogia promove roda de conversa sobre gestão escolar na rede pública
Acadêmicas dialogam com gestoras de escolas públicas sobre desafios, políticas e práticas na educação básica

As alunas do curso de Pedagogia da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, participaram de uma roda de conversa sobre gestão escolar, promovida como parte das atividades da disciplina de Políticas Públicas, Gestão e Legislação Educacional, ministrada pela professora Maria Cristina Gubiani Aita, no dia 23 de junho.
O encontro contou com a presença de gestoras de escolas públicas de Frederico Westphalen e região, que compartilharam suas experiências e reflexões sobre o cotidiano da gestão educacional. Participaram do evento as professoras: Cecilia Bondan (EEF Afonso Pena), Lisiane Moro (EMEF Marechal Floriano), Solange Benetti (EMEI Elemar Battisti) e a coordenadora pedagógica Taíse Bernardi (EMEI Ceci Capuani).
Durante a conversa, as convidadas abordaram temas como formação profissional, desafios da rotina escolar, organização administrativa, políticas públicas, programas educacionais, financiamento da educação, avaliações externas e a relação com a comunidade escolar. Um ponto central destacado por todas foi à importância da gestão democrática, do trabalho em equipe e da valorização do sentimento de pertencimento à escola, reforçando que "a escola é de todos".
Experiências que transformam
A atividade proporcionou às estudantes uma vivência enriquecedora e prática sobre o universo da gestão escolar. A acadêmica Maikelli Benetti destacou a importância da integração entre universidade e comunidade. “Um ponto importantíssimo que faz da Pedagogia um curso completo é a união do tempo comunidade com o tempo universidade. O momento que desfrutamos de uma roda de conversa com diferentes realidades de gestão escolar reflete muito isso. Os relatos e experiências das professoras foram algo inesquecível e se tornam uma base sólida para que, no futuro, possamos fazer a diferença não só em sala de aula, mas também em espaços de gestão”, frisa.
Outra aluna, Tais Lermen Henh ressaltou o valor da prática conectada à teoria. “Desde o início da graduação, compreendemos a relevância de um currículo socioprofissional, que vai além das experiências teóricas. As falas das gestoras representaram uma valiosa oportunidade de conexão entre teoria e prática. Ficou evidente que a gestão escolar só se realiza plenamente com o trabalho em equipe, com escuta e mediação. Como disse a diretora Lisiane: ‘a verdadeira gestão se faz democrática’”, enaltece.
Elisiane Casarin, também aluna do curso, valorizou a aproximação com a realidade profissional. “Foi uma noite muito proveitosa, com falas de grande importância. Foi possível observar mais de perto o verdadeiro trabalho da gestão e suas demandas. Foi um diálogo sobre experiências e desafios que muito contribuíram para nosso conhecimento enquanto acadêmicas”, salienta.
Conforme a coordenadora, Rosane Ferrari, a roda de conversa reafirma o compromisso do curso de Pedagogia da URI, com uma formação crítica, prática e comprometida com a realidade educacional, aproximando as futuras professoras dos desafios reais das escolas públicas e do papel fundamental da gestão escolar.