Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
 - Biblioteca
 - Cartilhas
 - Comissão Própria de Avaliação
 - Conheça o Câmpus
 - Contato
 - Departamentos
 - Direção
 - Editora
 - Enade
 - Entidade Filantrópica
 - Manual de Formaturas
 - Reitoria
 - Recursos Humanos
 - Secretaria Geral
 - Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
 - Calendário e Manual Acadêmico
 - Administração
 - Agronomia
 - Arquitetura e Urbanismo
 - Biomedicina
 - Ciências Biológicas Bacharel
 - Ciências Contábeis
 - Direito
 - Enfermagem
 - Engenharia Civil
 - Farmácia
 - Fisioterapia
 - Pedagogia
 - Psicologia
 - Química Industrial
 - Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
 - Terapia Ocupacional
 - Cursos Lato Sensu Presenciais
 - Cursos Lato Sensu a Distância
 - Mestrado e Doutorado
 
Pedagogia promove Seminário sobre o Modelo TEACCH e AEE
Experiências Inclusivas em Diferentes Espaços foi o foco do evento
        
O Curso de Pedagogia da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, promoveu o Seminário “Modelo TEACCH e AEE: Experiências Inclusivas em Diferentes Espaços”, organizado pelos acadêmicos do 3º semestre, no âmbito da disciplina Cultura, Diversidade e Inclusão na Educação, no dia 22 de abril.
O evento contou com a presença de dois convidados especiais que compartilharam suas experiências e conhecimentos na área da educação inclusiva: a professora Vanda Mari Gimenez Widmar, que abordou o tema AEE: Experiências Inclusivas em Diferentes Espaços, apresentando práticas pedagógicas que realiza no Atendimento Educacional Especializado, especialmente com crianças com deficiência. Sua fala foi enriquecida com exemplos práticos e vivências reais, aproximando os acadêmicos da realidade do trabalho inclusivo. E o professor Bruno Ficanha Basso, que explanou sobre o Modelo TEACCH (Treatment and Education of Autistic and Communication Handicapped Children), desenvolvido na década de 1960 por Éric Schopler e sua equipe, na Universidade da Carolina do Norte (EUA). O modelo foca em um ensino estruturado, com base na organização física do ambiente, estilos de aprendizagem, uso de agendas visuais, sistemas de trabalho, estruturas visuais e estratégias de comunicação para pessoas com autismo.
A acadêmica Elisiane de Bem Casarin relatou a importância do seminário. “A noite de hoje foi repleta de grandes aprendizagens e descobertas. A professora Vanda nos aproximou da realidade do AEE com muita sensibilidade, enquanto o professor Bruno nos apresentou com profundidade o Modelo TEACCH. Foram falas e experiências riquíssimas, que certamente marcarão nossa trajetória acadêmica e profissional”, disse a aluna.
O seminário oportunizou uma formação significativa aos futuros pedagogos, fortalecendo o compromisso do curso com a inclusão, a diversidade e a valorização das práticas pedagógicas acessíveis e humanizadas.