Perspectivas do Direito Penal Contemporâneo é tema de Semana Acadêmica

Programação organizada pelo curso de Direito da URI/FW foi desenvolvida em cinco dias

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
31/05/2023

O Curso de Direito promoveu a 24ª Edição do seu Seminário Jurídico de Extensão Universitária, entre os dias 22 e 26 de maio, que neste ano teve como temática as Novas Perspectivas do Direito Penal Contemporâneo. Foram cinco dias de estudos voltados aos mais diversos assuntos do Direito Penal, possibilitando ao acadêmico a atualização de temas relevantes na área jurídica.

Abrindo o evento, no dia 22, a palestrante foi a promotora de Justiça, Michele Taís Dumke Kufner, que explanou sobre “Investigação Criminal e o Caso Rafael”. No dia seguinte, 23, a temática foi sobre “A busca pessoal e domiciliar na visão do STF e do STJ”, com o juiz-corregedor do Tribunal de Justiça do RS, Max Akira Senda de Brito. Além disso, “A experiência da Polícia Civil do Rio Grande do Sul na mediação de conflitos” foi o assunto da palestra do dia 24, com o comissário de polícia, Moysés Lopes Prates. Esta palestra contou como debatedores com a participação da delegada regional, Aline Dequi Palma, e do delegado de Rodeio Bonito, Gustavo Fleury, além de delegados de polícia da região e escrivães.

Integrando a programação, no dia 25, o evento foi através do canal do Youtube do Curso de Direito, com o professor e advogado, Milton Gustavo Vasconcelos, que abordou o tema “A fundação da Universidade de Bolonha e o direito moderno”. Encerrando o Seminário Jurídico, no dia 26, também através do canal do Curso de Direito no Youtube, foi tratado sobre “Resolução N. 484 /22 do CNJ: novas diretrizes para o reconhecimento de pessoas”, com o pesquisador, Gustavo Noronha de Ávila.

De acordo com o coordenador da graduação na URI/FW, Pablo Henrique Caovilla Kuhnen, o Seminário Jurídico deste ano manteve a tradição de ser um evento regional – com a presença de um bom número de pessoas –, e que possibilita a atualização dos operadores do direito, em especial dos acadêmicos.


Confira as imagens: