Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Pesquisador da URI/FW publica artigo em periódico internacional de alto impacto
A revista aborda práticas agrícolas de longo prazo relacionadas ao preparo do solo, ao plantio direto e à correção da acidez com o uso de calcário

O professor doutor Lucas Aquino Alves, do Departamento de Ciências Agrárias da URI/FW, recentemente conquistou um importante marco acadêmico com a publicação de um artigo em um renomado periódico internacional.
O estudo, intitulado “Impacts of tillage and liming on crop yields and soil acidity correction: Insights from a 32-year experiment in Southern Brazil” (em tradução livre: “Impactos do preparo do solo e da calagem na produtividade das culturas e na correção da acidez do solo: insights de um experimento de 32 anos no Sul do Brasil”), foi publicado na revista científica Plant and Soil e aborda práticas agrícolas de longo prazo relacionadas ao preparo do solo, ao plantio direto e à correção da acidez com o uso de calcário.
Entre os principais resultados da pesquisa, destaca-se que a manutenção da correção da acidez em solos sob sistema de plantio direto pode ser realizada por meio de calagem superficial, sem a necessidade de revolvimento do solo para incorporação do corretivo. “Essa prática mostrou-se eficaz em manter níveis ideais de acidez nas camadas superficiais e subsuperficiais, especialmente quando o plantio direto foi precedido por um preparo convencional com incorporação de calcário”, frisa o professor.
O estudo também revelou que a calagem não apenas corrige a acidez do solo, mas também contribui para a estabilidade e elevada produtividade das culturas ao longo do tempo. “Os sistemas de plantio direto com aplicação de calcário apresentaram os maiores rendimentos agrícolas, enquanto os efeitos residuais de longo prazo da calagem com incorporação indicam que áreas já corrigidas não necessitam de novo revolvimento para a aplicação do corretivo”, explica Alves.
Para o docente, os resultados da pesquisa têm grande relevância para os agricultores da região Sul do Brasil. Ele enfatiza a importância da adoção de práticas agronômicas e de conservação do solo como chave para o sucesso dos sistemas produtivos. “Embora a calagem seja uma prática amplamente difundida, cerca de 30% das áreas agrícolas da região ainda enfrentam problemas com acidez, como baixo pH, baixa saturação por cálcio, magnésio e potássio, e alta saturação por alumínio”, explica o pesquisador.
- O trabalho reflete um compromisso com a geração de conhecimento aplicado e com a sustentabilidade na agricultura, apontando caminhos para a resolução de problemas regionais e a otimização dos sistemas de manejo do solo – finaliza Alves.
https://link.springer.com/article/10.1007/s11104-024-07076-w