Pessoas de 17 Estados participam do Seminário Internacional de Educação e Tecnologias

O evento foi promovido pelo PPGEDU da URI/FW, por meio da linha de pesquisa “Processos educativos, linguagens e tecnologias”

Frederico Westphalen
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Isabela Vanzin da Rocha
24/07/2023

Com o objetivo de possibilitar reflexões sobre as possibilidades e os desafios da prática docente, frente ao contexto de avanço da inteligência artificial e da necessidade de novas estratégias de ensino-aprendizagem em uma educação criativa, o Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado (PPGEDU) da URI/FW, por meio da linha de pesquisa “Processos educativos, linguagens e tecnologias”, promoveu o IX Seminário Internacional de Educação e Tecnologias. O evento aconteceu nos dias 19, 20 e 21 de julho, com a temática “Inteligência artificial generativa e educação: aspectos críticos, possibilidades e desafios”.


Nos três dias, mais de 280 pessoas participaram da programação, oriundas dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Maranhão, Piauí, Bahia, Tocantins, Paraíba, São Paulo, Pernambuco, Mato Grosso, Paraná, Alagoas, Amazonas, Rio de Janeiro, Sergipe, Minas Gerais e Espírito Santo. Este público inscreveu 125 trabalhos.


ChatGPT, Bard, Dall-e, Junkebox e outras tantas ferramentas que são utilizadas hoje para gerar, automaticamente, conteúdos como textos, imagens e músicas, foram a base das discussões do seminário. Além disso, outras questões foram debatidas por meio de conferências internacionais e nacionais, mesas redondas, oficinas e comunicações de pesquisas desenvolvidas por professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação e práticas pedagógicas de professores da Educação Básica. A fim de ampliar o alcance dessas discussões, serão publicados actas e anais do evento e o total de trabalhos completos submetidos, 10 serão publicados na Revista Ciências Humanas. 


Segundo uma das coordenadoras do evento, Laísa Bisol, o seminário abordou um tema muito necessário e que requer um olhar atento para que seja possível os participantes continuarem aprimorando suas práticas de forma atualizada. “A relevância deste evento foi confirmada com o número expressivo de inscritos e da quantidade de trabalhos que foram submetidos, das mais diversas regiões do nosso país”, ressalta Laísa. 


Da mesma forma, a outra coordenadora do seminário, Camila Busatta, também atribui o sucesso da programação às palestras, com profissionais e pesquisadores renomados da área no país, incluíndo o professor Leonardo J. Simón da Universidad Champagnat – Argentina e da professora doutora, Martha Vanessa Agila Palacios da UTPL – Equador.


– De forma geral, este evento promoveu reflexões e debates científicos acerca das possibilidades, dos aspectos críticos e dos desafios enfrentados pelos professores em tempos em que as tecnologias se tornam o centro do debate sobre o processo de aprendizagem para muitos dos estudantes – frisa Camila.


Em nome da instituição promotora do evento, a diretora geral da URI/FW, Elisabete Cerutti, assegura que o seminário tratou de uma temática extremamente atual no que tange as tecnologias digitais e o cotidiano da docência. “Foram várias sugestões, reflexões e interações que permitiram ao público um novo olhar sobre o que o atual contexto nos desafia. Chama a atenção que este seminário teve a participação de 17 Estados, consolidando nosso Programa de Pós-Graduação com pesquisadores de várias universidades que têm na URI, uma referência. É por tudo isso que agradecemos a todos os envolvidos: coordenação do evento, equipe técnica, alunos do PPGEDU, palestrantes e participantes. Um evento dessa magnitude só é possível quando mãos se entrelaçam e constroem”, enaltece a diretora.


A próxima edição do evento, que acontecerá em 2025, já está sendo preparada.