PPGEDU da URI/FW gera impactos nos alunos e nas comunidades
Em 13 anos, o programa já formou 272 mestres e doutores de diversos municípios do país
![Imagem Notícia](http://www.fw.uri.br/storage/blogs/20240823110232_M__rcio_homenagem_quadro.jpeg)
O PPGEDU foi um projeto construído com a preocupação de oferecer formação continuada de qualidade, aprofundada, que partisse da pesquisa acadêmica e que retornasse às escolas, universidades e outros espaços profissionais, através de um conhecimento mais amplo sobre a educação e suas diversas possibilidades de estudo e pesquisa. Nesse sentido, a ideia e o propósito sempre estiveram alinhados com a possibilidade de preparar e qualificar cada vez mais os profissionais que procuram a formação stricto sensu.
Nessa perspectiva, o PPGEDU – criado em 2011 que tem na coordenação a professora, Luci Mary Duso Pacheco, tem impactado a vida de muitos alunos com a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e desenvolver estudos através da pesquisa. Neste período, o programa já titulou 260 mestres e 12 doutores. Atualmente, estão cursando o mestrado 112 pessoas e 54 doutorandos.
De acordo com a coordenadora do programa, em 2019, aprovado pela CAPES, o PPGEDU ofertou uma turma de Mestrado em Educação no formato Interinstitucional em parceria com o IBG, em Rondonópolis/MT. “Com isso, foi possível o acesso de muitos interessados em fazer mestrado e que não tinham possibilidade pelas ofertas das instituições da região. Assim, o PPGEDU inicia um percurso inovador na formação de mestres em Educação, contribuindo para a qualidade educacional daquela região”, frisa Luci Mary.
Os impactos dessa formação são sentidos pelos resultados das pesquisas, sendo divulgados em eventos, publicação de livros, palestras e cursos, e sendo reconhecidos em suas cidades pelo destaque de seus estudos. Exemplo disso foi a distinção recebida por um egresso do programa, Márcio Paz Câmara, primeiro mestre em sua cidade, que recebeu um reconhecimento da Câmara de Vereadores do seu município Ribeirãozinho/MT. Ele, orientado pela professora do PPGEDU, doutora Silvia Regina Canan, desenvolveu um trabalho no campo das políticas públicas, tema que poderá contribuir para os municípios do entorno da sua cidade, Ribeirãozinho/MT.
– Márcio é focado, dedicado, estudioso, com sede de aprender. Sua pesquisa sobre os Conselhos Escolares poderá trazer contribuição para fazer da relação com os Conselhos Escolares mecanismos de busca por melhor qualidade na educação. Em breve, sua dissertação será publicada em livro. A honraria recebida é fruto de tudo isso, aliado a uma pessoa humilde, que cuida de sua família sem descuidar do trabalho e dos estudos. O reconhecimento que ele recebeu denota a grandiosidade do trabalho que o PPGEDU, através de todos os seus professores, tem desenvolvido e como tem ajudado a muitas pessoas do país, de lugares distantes, que, possivelmente, não teriam feito um Mestrado. Márcio, através da URI e da parceria com o IBG, deixou marcas profundas em sua terra por ser o primeiro mestre em educação – relata Silvia.
O homenageado, que é servidor administrativo da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, no cargo de Técnico Administrativo Educacional há mais de 20 anos, afirma que várias foram as motivações que o levaram a realizar o curso. “Como sou nascido e criado no interior de Ribeirãozinho, com pouco mais de 2,4 mil habitantes, as oportunidades educacionais se tornam escassas, dificultando o acesso aos mais elevados níveis científicos do conhecimento. Sendo assim, sempre quis quebrar esse paradigma através do exemplo que as fronteiras geográficas e as dificuldades não impendem a realização de sonhos”, conta Márcio.
Buscando seu crescimento pessoal e profissional, o mestrado se tornou uma motivação para Márcio. “Sempre quis cursar, aprender coisas novas, me qualificar, poder contribuir com a comunidade a qual pertenço, buscando assim deixar o meu legado”, resume o egresso da URI.
O mestre assegura que recebeu a homenagem com alegria, pois essa honraria coroa seu esforço e dedicação em realizar esse sonho. “O recebimento dessa Moção de Aplausos foi um momento de muita gratidão e reconhecimento por todo esforço e dedicação ao qual despendi ao longo do Mestrado. Me senti lisonjeado e valorizado enquanto cidadão e profissional da educação”, diz Márcio.
Após a conclusão do curso as transformações na vida pessoal e profissional são nítidas e acontecem de forma rápida, garante o egresso. “Autoestima elevada e sensação de dever cumprido, são apenas alguns dos sentimentos que vivencio desde então. As oportunidades profissionais foram ampliadas, o reconhecimento por parte da minha instituição de trabalho aconteceu de forma instantânea, através da progressão de carreira”, justifica.
Segundo Silvia, os alunos ingressam no PPGEDU com uma visão de mundo, de educação, de profissão e a ampliam muito e isso torna suas práticas mais ricas e inovadoras. “Muitos de nossos egressos melhoram suas condições de renda, porque com o mestrado ou o doutorado, mudam a perspectiva de suas carreiras”, explica a docente.
A URI/FW
Márcio afirma que a URI foi um divisor de águas em sua vida, foi ela quem possibilitou a realização de um grande sonho – o mestrado. “Outro fator importante e decisivo para isso foi a parceria que a URI desenvolve com a IBG de Rondonópolis/MT, através da turma “minter”. O suporte oferecido pela IBG – foi estimulante, por isso agradeço ao professor, Juarez Orçolin, meu incentivador, que também faz parte da minha história acadêmica – relata.
Ainda destacando a URI, Márcio esclarece que a universidade ocupa papel de protagonismo em sua região e no Estado de Mato Grosso, através dessa “interiorização” do conhecimento em alto nível, possibilitando aos mato-grossenses oportunidades de crescimento pessoal e profissional. “A URI é como ‘parte da família’, criei vínculos e ganhei vários amigos no decorrer do curso e depois dele. Então, tenho muito orgulho em fazer parte de tudo isso”, descreve.