Prática de Produtos de Origem Vegetal do PRONERA
A prática dos ensinamentos teóricos é uma das principais características do Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária. Nessa perspectiva de visão do Curso, foi realizada na última sexta-feira, 13 de abril, uma aula prática da disciplina de Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal.
Na oportunidade, os acadêmicos do 6º Semestre do Curso de Tecnologia em Agropecuária- PRONERA, acompanhados da professora Roseli Maria Lamb Zanchin realizaram a atividade no Laboratório da Cozinha Indústrial da URI. Para as práticas, os acadêmicos trouxeram das propriedades diversos produtos, que são produzidos por eles e suas famílias.
Durante a aula, foram desenvolvidas oito receitas pelos alunos que viram na prática o conteúdo teórico visto em sala de aula. Foram produzidos Tortei de Abobora Kabotiá, Doce de Abobora, Molho de Tomate em Conserva, Tomate Seco, Sal Temperado e Produção de Picles. Os alunos trabalharam ainda com o tema branqueamento e congelamento de mandioca. E produziram também com as “sobras” conserva de Casca de Mandioca, Picles de Casca de Mandioca e Fritura da casca que sobra.
Para a Coordenação do curso, práticas como estas são importantes para o desenvolvimento rural e agregação de valor aos produtos, pois representam uma forma de valorização da agricultura familiar e de incentivo as agroindústrias familiares, já que todos os alunos são agricultores. É por meio de ações como estas que observamos a importância e a relevância da agricultura familiar na produção de alimentos.
Para a professora Roseli “a disciplina de Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal vem muito ao encontro dos alunos e de suas famílias, especialmente no que diz respeito a questão de produção de alimentos para a subsistência de suas famílias. Já que esta técnica permite as famílias agregar valor aos produtos por estarem processando seus próprios alimentos. Roseli comenta ainda que, a grande satisfação desta aula prática foi a realização de várias técnicas ao mesmo tempo, na qual abrangeu-se vários assuntos da disciplina e que, todos os alunos fizeram ótimas produções, mesmo os meninos, aonde alguns não são acostumados trabalhar isso no dia a dia. Isso demostra a importância da atividade de cada um, independente do sexo, e que a produção para a subsistência não é hoje direcionada apenas para mulheres e sim para a família”.
Para o acadêmico Natanael S. Dalbianco “a aula foi interessante pelo fato de que ele não conhecia algumas receitas, tais como o Tortei e o Tomate Seco tendo a oportunidade de aprender estas receitas e o método correto do processamento dos alimentos. Natanael destaca ainda, a possibilidade de reaproveitamento e agregação de valor a matérias primas considerado “sobras” antes desconhecidas devido a ausência de conhecimento de que as mesmas podem serem reutilizadas”.
O acadêmico Vilceu L. Mazanti, que já desenvolve produções de conservas, comenta “a oportunidade de aprender novas técnicas”.