Produção de conhecimento e inovação no curso Novos Olhares

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação - URI
15/08/2014

A segunda etapa de 2014 do curso de Extensão “Novos Olhares: narrativas e mídias na escola”, promovido pelo Mestrado em Letras da URI – FW, aconteceu entre os dias 12 e 14 deste mês, proporcionando aos cerca de 300 inscritos, entre acadêmicos, mestrandos, professores e comunidade em geral, a ampliação seus conhecimentos literários com as palestras e oficinas e, ainda, a oportunidade de compartilhar saberes através das comunicações, relatos de experiência e pôsteres.

 


Na abertura do evento, a palestra  “Gênero textual Reportagem Jornalística: linguagem e persuasão” foi ministrada pela Dra. Cristiane Fuzer, da UFSM, que no mesmo dia havia desenvolvido a oficina “Práticas orientadoras de produção e avaliação de textos dissertativo-argumentativos.

 


No dia 13, a oficina “Exploração de blog na sala de aula” e a palestra “Blogs: autor, texto e o leitor” ficaram a cargo da Dra. Adriana Beiler da PUCRS.

 

 


A tarde do último dia de evento foi destinada às apresentações de trabalhos e relatos de experiência.

 


A palestra de encerramento “Literatura Infantil na Escola” foi ministrada pelas professoras da URI Silvia Niderauer, que tratou a respeito da Sedução e Humanização – Literatura Infantil na Escola, e Ilse Vivian, que destacou a questão da Mídia na Escola.

 

 

A Coordenadora do Mestrado em Letras, Profa. Dra. Maria Thereza Veloso, avaliou como plenamente exitosa a programação, em especial pelo expressivo número de inscritos, certamente uma resposta positiva ao tema proposto, por sua atualidade e importância para a prática docente.

 

Uma das participantes do evento, a mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras, Liège Copstein, falou sobre as suas percepções acerca do Novos Olhares:  "As pessoas se mobilizam em torno de interesses comuns. Tem gente que se reúne para dançar, para assistir futebol, às vezes até para brigar. Aqui a gente se reúne para pensar e aprender celebrando nosso amor pela palavra e pela arte que pode ser feita através dela. Isso para mim foi uma rev

Confira as imagens: