Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Produção de sementes de qualidade é tema de aulas práticas
Alunos de Agronomia aliam teoria e execução das atividades para ampliar o conhecimento

Os estudantes do 9° semestre do curso de Agronomia da URI/FW, no mês de abril, participaram de aulas práticas e intervenção externa relacionada à disciplina de Tecnologia e Produção de Sementes.
As aulas de análise de sementes em laboratório foram realizadas com lotes de sementes de soja, pertencentes às unidades de produção conveniadas dos estudantes de Agronomia. Nestes espaços, foi possível analisar parâmetros como, pureza, umidade, peso de mil sementes, testes de tetrazólio, massa verde, massa seca, germinação e vigor. Com estes dados, foram elaborados relatórios e artigos.
Segundo o professor, Thiarles Brun, a qualidade fisiológica das sementes é um aspecto importante, definida como a capacidade de desempenhar funções vitais, caracterizada pela germinação, vigor e longevidade, que afeta diretamente a implantação da cultura em condições de campo.
A disciplina foi finalizada com uma intervenção externa do representante comercial da Pionner Sementes, Fábio Pavan, destacando a importância do RENASEM para o registro nacional de sementes e mudas, além de reforçar a importância do uso de sementes certificadas pelos agricultores para aumentar sua produtividade.
Ainda, conforme Brun, entre os pressupostos metodológicos do curso de Agronomia da URI/FW, um deles é indissociabilidade entre teoria e prática, ou seja, o estudante precisa estar sempre conectado ao mundo do trabalho dentro dos diferentes tempos de espaço-formação.