Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Professor Cesar Riboli conclui estágio de Pós-doutorado
Avaliação Externa Virtual do INEP no Período da Pandemia é o tema da pesquisa
O docente do PPGEDU da URI/FW, doutor Cesar Riboli, concluiu seu estágio de Pós-doutorado, realizado no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. O estágio foi supervisionado pela professora doutora, Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra. A pesquisa teve como temática a “Avaliação externa virtual do INEP no período da pandemia”. O estágio esteve vinculado à linha de pesquisa Políticas Educacionais e Grupo de Pesquisa Avaliação da Educação Superior – GAES.
– Os resultados foram socializados no Programa de Pós-graduação, sendo uma revisão da literatura e da legislação sobre a Regulação da Educação no Ensino Superior Brasileiro; análise dos procedimentos e instrumentos de avaliação virtual in loco como mecanismo de controle de qualidade e instrumento regulatório de cursos de graduação e tecnológicos de nível superior. Também foi pesquisado sobre a pandemia da Covid-19, seus impactos nas diversas atividades humanas, notadamente em relação à avaliação virtual in loco realizada pelo INEP no período de sua vigência. Por fim, foi possível identificar as medidas implementadas pelo INEP em relação à avaliação in loco de cursos de graduação e tecnológicos de nível superior em instituições privadas e comunitárias, de modo a identificar os impactos, as potencialidades e fragilidades decorrentes – frisa Riboli.
Com base no estudo, foram produzidos dois artigos científicos, um capítulo de livro e organizado um livro. Segundo o professor o estágio viabilizou aprimoramento do conhecimento científico e a integração entre programas de pós-graduação.