Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Professora da URI palestra na Associação Empresarial de FW
Docente abordou a importância dos exames toxicológicos e da educação na preservação da vida e dos negócios

Por meio de uma parceria entre a URI, Câmpus de Frederico Westphalen, e a empresa Masterplan Desenvolvimento Profissional e Gerencial Ltda, a professora Camila Pires Machado da Silva ministrou a palestra “Exames Toxicológicos + Educação: o combo que protege vidas e o negócio”, no dia 25 de junho, no Salão Nobre da Associação Empresarial de Frederico Westphalen. Participaram gestores, líderes e profissionais de Recursos Humanos, para debater um tema de grande relevância social e empresarial.
O evento teve como foco principal a abordagem da legislação que regulamenta os exames toxicológicos no Brasil, os diferentes tipos de amostras que podem ser utilizadas nas análises, as substâncias comumente identificadas e os impactos que essas substâncias podem causar, tanto no aspecto biológico quanto psicossocial.
Entre os destaques da noite, o depoimento da professora Camila Pires Machado da Silva, docente dos cursos da área da saúde da URI, reforçou a importância do evento. “Foi um momento de grande valia, onde foi abordada a legislação vigente que regulamenta os exames toxicológicos, os tipos de amostras passíveis de serem utilizadas nessas análises, as substâncias tóxicas que são identificadas e os efeitos biológicos e psicossociais que as mesmas provocam. Essas ações só reforçam o caráter que a URI possui, de estar inserida e contribuindo com a comunidade local e regional”, enaltece a docente.
A iniciativa exemplifica o compromisso da URI com a educação voltada à cidadania, à saúde pública e à formação de profissionais mais conscientes e preparados. “Além disso, evidencia como a integração entre conhecimento técnico e ações educativas podem fortalecer tanto a segurança quanto a sustentabilidade de negócios em diferentes setores da economia”, destaca Camila.