Professores da URI escrevem capítulo de livro que será referência para a COP30

A obra tem como título Saúde do Solo em Ecossistemas Tropicais – A base para mitigação e adaptação às mudanças climáticas

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
10/11/2025

Os professores da área das Ciências Agrárias da URI/FW, Lucas Aquino Alves e Gustavo Pesini, participaram do livro “Saúde do Solo em Ecossistemas Tropicais – A base para mitigação e adaptação às mudanças climáticas”. A obra reúne 29 capítulos, elaborados com a participação de 150 autores, de 59 instituições do Brasil e do exterior. O conteúdo será referência durante a COP30, que acontece em Belém.


Os docentes da URI contribuíram com o Capítulo 9 – “O papel da fertilidade do solo na mitigação dos estresses climáticos das plantas”, apresentando uma abordagem regionalizada sobre a importância do manejo da fertilidade do solo na mitigação e na resiliência produtiva em ambientes agrícolas.


De acordo com Alves o objetivo da obra é difundir conhecimentos científicos sobre o tema, discutindo e propondo caminhos para a construção de uma agricultura mais resiliente. “O solo é um ecossistema vivo, complexo e extremamente dinâmico. Sua relevância para a vida vai muito além de servir apenas como base para as plantas e seu cultivo. Então, preservar sua saúde, por meio do desenvolvimento de sistemas produtivos sustentáveis que promovam adaptação e mitigação aos efeitos das mudanças climáticas, constitui um dos grandes desafios atuais da ciência”, enfatiza o professor.

O livro é de acesso gratuito e pode ser baixado em https://loja.fealq.org.br/produtos/saude-do-solo-em-ecossistemas-tropicais-a-base-para-mitigacao-e-adaptacao-as-mudancas-climaticas-d7x86/