Professores das Ciências Agrárias participam de formação

Frederico Westphalen
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Isabela Vanzin da Rocha
02/03/2023

Os professores dos cursos de Ciências Agrárias, Agronomia e Tecnologia em Agropecuária, da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, participaram, no dia 23, da última atividade da XVI Formação de Professores das Ciências Agrárias. Na oportunidade, os professores aprenderam sobre a temática “Diálogo sobre o funcionamento do sistema URI/FW”. 


Segundo a professora Jéssica Rabuske, que participou da formação, o evento é importante para prepará-los para os desafios do semestre, auxiliando nas questões administrativas e pedagógicas. “A formação proporcionou rever e aprofundar conhecimentos sobre a construção dos Projetos Profissionais e de Vida, trabalhados tanto em sala de aula, como na propriedade que o aluno convenia, buscando sempre o desenvolvimento da propriedade e da comunidade que ela se insere como um todo”, comenta Jéssica.


O coordenador de Agronomia, professor Gelson Pelegrini, ressaltou que é fundamental ter um espaço onde os professores discutam o projeto pedagógico do curso, as inovações como as aulas interdisciplinares e do Projeto Profissional Integrador, e os planejamentos do semestre, como ações que serão desenvolvidas. “Com esse evento, pode-se dar uma sustentação metodológica para o curso de Agronomia, que trabalha também com o foco da Pedagogia da Alternância, voltada para a realidade regional e do aluno, construindo seu projeto. Por isso, ter um espaço para debater entre os colegas e trazer outros colegas que possam estar aprofundando esses temas, é fundamental para o bom andamento do semestre”, explica Pelegrini.


A respeito da qualificação de professores, o coordenador de Tecnologia em Agropecuária, Luis Pedro Hillesheim, lembra que a garantia a qualidade nos projetos de educação superior da URI/FW na área de Ciências Agrárias, como os cursos de superiores, bem como as pós-graduações em andamento, Nutrição de Bovinos de Leite e Pedagogia da Alternância, é a constante qualificação dos professores para desenvolvimento de metodologias contemporâneas. “A Formação por Alternância, por exemplo, tem como debate a interdisciplinaridade, que significa além da relação entre e com as disciplinas e a indissociabilidade entre prática e teoria, pois a sociedade de hoje exige muita a capacidade dos profissionais resolver problemas, e estes, por sua vez, precisam respeitar a capacidade de cada agente do processo de desenvolvimento. A formação visa construir, junto com os professores, instrumentos de mediação do conhecimento a fim de que possam melhorar o processo de aprendizagem dos estudantes”, complementa Hillesheim.



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