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Prova de proficiência

A Coordenação, professores e funcionários do PPGEDU parabenizam os mestrandos do curso de Mestrado em Educação aprovados na prova de proficiência. Sucesso à todos!
1 IDEB: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA
Eliane Maria Cocco[1]
Edite Maria Sudbrack[2]
O Brasil, no final da década de 1980, passou por várias transformações econômicas, sociais e culturais as quais exigiram dos governos a implementação de várias reformas educacionais, que objetivam atender aos princípios do projeto social vigente, impondo um currículo comum e criando vários mecanismos de avaliação externa. Nesta perspectiva, traçar metas de qualidade para a educação e atingir os índices estabelecidos pelos organismos financiadores eram inadiáveis. Os Governos, a partir da década de 1990, introduziram o processo avaliativo na Educação Brasileira com a implementação do Censo Escolar, Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
A partir de 2005, o projeto de avaliação em larga escala, para verificar a situação das redes de ensino, foi reforçado, notabilizando-se a avaliação como fator de modernização, eficiência e eficácia. Entre os principais mecanismos, destaca-se o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) criado em 2007, para medir a qualidade da educação, integrado ao Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), cujo objetivo é a redução das desigualdades sociais e regionais. O IDEB reúne dois conceitos: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Esse índice é calculado a partir da taxa média de aprovação escolar, e a média nos exames padronizados - SAEB e Prova Brasil.
Com efeito percebe-se que o Brasil, entra no século XXI, solidificando-se como Estado avaliador, em consonância com as grandes linhas internacionais, às quais se submete e passa a contemplá-las no planejamento e nas políticas educacionais.
2 AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA
A partir da Prova Brasil criada em 2005, aplicada a cada 2 anos, a Avaliação assume caráter mais universal, expandindo, portanto, seu alcance a todos os alunos das séries testadas 4º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. Como decorrência da Prova Brasil, é proposto o PDE no ano de 2007, com o propósito de atingir as metas da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além da formação de professores. Mais uma vez sobressai deste programa o caráter regulador, avaliador e controlador da União, em relação aos sistemas de ensino.
O elemento central do PDE passa a ser o IDEB, calculado a partir dos resultados