Realidade Brasileira: estudo e vivência ecológica

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação/URI-FW
20/01/2014

Mais uma turma concluiu a disciplina especial de férias de Realidade Brasileira, na última semana. O curso foi uma oportunidade para estudos, debates, vivências e reflexões.


Como parte da disciplina, em torno de 50 acadêmicos dos cursos de graduação da URI-FW (Matemática, Psicologia, Enfermagem, Ciências Contábeis, Direito, Biologia, Farmácia, Pedagogia, Ciências da Computação) tiveram a oportunidade de vivenciar a questão ecológica, produção de energia e reflorestamento, durante algumas visitas de estudos.





A atividade aconteceu no dia 15 de janeiro, e iniciou pelo CIGRES – Seberi-RS, onde os alunos e o professor responsável pela disciplina, Claudionei Cassol, foram recepcionados pela Bióloga do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos, Taís Prestes Stein.

 

Explicações, questionamentos e visitas, tiveram duração de duas horas


O estudo ecológico prosseguiu no município de Cristal do Sul, com a visitação e explicações acerca da produção de energia limpa ou com baixo impacto ambiental. Os visitantes, acompanhados pelo responsável pela operação da Usina do Braga, naquela comunidade, puderam compreender os prejuízos ambientais decorrentes da construção de grandes usinas e, inclusive econômicos, pois ocorrem alagamentos de terras férteis, desapropriações e êxodos inevitáveis, inchando as cidades e afastando agricultores de suas terras, de suas raízes. As pequenas usinas põem-se como alternativa, satisfazendo as necessidades locais e regionais sem maiores prejuízos às famílias, às comunidades e ao ecossistema.

 


No final da manhã, os alunos da URI seguiram para Rodeio Bonito onde passaram pelo túnel verde na RS 587, trecho de 2.100m, alimentado com energia elétrica transmitida pelo projeto da CRELUZ denominado “rede ecológica”, pioneiro no Estado do Rio Grande do Sul.


Na parte da tarde, a comitiva esteve na sede da CRELUZ, em Pinhal-RS, onde foi recebida pela Presidente da Cooperativa, Professor Elemar Battisti, o qual proferiu fala acerca da história de compromisso com o ambiente e produção de energia limpa. Battisti expôs, ainda, sobre planos e projetos para o futuro que incluem energia eólica e construção de duas usinas hidrelétricas no Rio da Várzea. Após os questionamentos, estudantes seguiram para o horto florestal da CRELUZ, onde visualizaram a produção sustentável de espécies vegetais nativas, superior a 450 mil mudas.