Realizada viagem precursora do Projeto Rondon

Próxima operação será realizara em Minas Gerais

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação - URI
23/04/2014

O professor da URI, Fellipe Sponchiado, esteve em Minas Gerais na viagem precursora do Projeto Rondon. Unido aos professores de outras universidades do país, o docente da URI pôde conhecer melhor a realidade do local.




A próxima operação do Projeto Rondon, chamada de Operação Catopê, será realizada no estado de Minas Gerais, em 13 cidades, sendo que a URI, junto com a Universidade Pitágoras, de Belo Horizonte, atuará na cidade de Mato Verde, extremo norte mineiro. Os cursos envolvidos com acadêmicos da URI são: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Psicologia e Tecnologia em Agronegócio.




“Nesta etapa, fomos recebidos pelo Exército Brasileiro através do 55 Batalhão de Infantaria, com sede em Montes Claros/MG, onde passamos por treinamento e de lá, conduzidos até as cidades que receberão a Operação. Na viagem precursora, cada uma dessas localidades recebe dois professores que acertam detalhes com as prefeituras, representantes locais e líderes comunitários. Caso seja necessário, são feitos ajustes nas propostas de trabalho a fim de melhor adaptar as ações com as necessidades locais de forma a atender às reais necessidades de cada município. Neste momento também é definido o apoio logístico (alojamento, alimentação e transporte no interior do município) que será prestado aos rondonistas
”, explicou o professor Fellipe.



Sobre a cidade:

Mato Verde possuí 12 mil habitantes, fica quase na Bahia, tem o clima bem quente. “Tem muitos problemas para serem resolvidos por lá, mas nosso projeto foi bem recebido. As lideranças locais inclusive nos sugeriram a ampliação de algumas questões envolvidas no projeto inicial, as quais iremos analisar. Temos certeza que com nossa contribuição deixaremos um legado importante naquela cidade”, salientou o professor da URI.
 

Confira as imagens: