Representantes da URI/FW participam de formação promovida pela Reitoria

Seminário para Gestores aconteceu no câmpus de Erechim, no dia 23 de julho

Frederico Westphalen
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Assessoria de Imprensa da URI
25/07/2024

A Reitoria da URI realizou o XVI Seminário de Formação Continuada para Gestores da universidade, no dia 23 de julho. O evento ocorreu no câmpus de Erechim e contou com mais de 150 pessoas, dentre diretorias de câmpus, coordenadores de área e de curso, gestores de polo, docentes e técnicos administrativos. Na abertura, o pianista e acadêmico do curso de Ciências da Computação da URI, Samuel Martini, fez uma apresentação.


Após, aconteceu a palestra sobre “Habilidades sociais e humanas do Ensino Superior”, com o psiquiatra, Tiago Figueiredo. A pró-reitora de Ensino da URI, Edite Sudbrack, frisa o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como destaque da palestra. “Essa dimensão é considerada crucial no contexto universitário, onde o objetivo é não apenas transmitir conhecimentos acadêmicos, mas também formar indivíduos com uma forte base humanística. A universidade busca assim promover valores de solidariedade, não violência e combate aos preconceitos", comentou a pró-reitora.


Na parte da tarde, o Seminário seguiu com os “Diálogos por segmentos”. Os grupos foram divididos em espaços da universidade. A professora doutora, Jacqueline Enricone, ministrou a temática “Habilidades sociais e humanas: como potencializá-las em cada estágio de desenvolvimento”, para os professores das Escolas de Educação Básica. A professora e psicóloga, Nadine Fabiane, falou sobre “Habilidades sociais e humanas no ambiente de trabalho”, para os técnicos administrativos. O professor doutor, Arnaldo Nogaro, tratou de “Unidades curriculares de convergência”, com os docentes da graduação e pós-graduação.


Ao fim das palestras, os participantes voltaram a se reunir para que os mediadores compartilhassem o que foi debatido nos Diálogos por Segmentos. “O compromisso da universidade com a formação integral dos seus profissionais reflete sua visão de contribuir não apenas para o avanço acadêmico, mas também para o desenvolvimento humano e social, capacitando indivíduos para enfrentar os desafios contemporâneos com compreensão e empatia”, conclui Edite.