Salão de Ciências da URI/FW conta com 380 inscritos

Trabalhos apresentados foram distribuídos em seis níveis e sete eixos temáticos

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
18/10/2024

A URI, Câmpus de Frederico Westphalen, através da Escola de Educação Básica e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU), promoveu o 2º Salão de Ciências, no dia 17 de outubro. O objetivo foi mostrar a essência do espaço educacional enquanto promotor de conhecimento.


O evento, realizado concomitante ao URI Profissões, contou com 380 inscritos apresentando mais de 180 trabalhos, distribuídos em seis níveis (Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Ensino Superior e Pós-graduação) e sete eixos temáticos (meio ambiente, agricultura e sustentabilidade; questões sociais e cidadania; saúde e bem-estar; arte, cultura e igualdade; qualidade da educação; tecnologia e inovação; trabalho e o empreendedorismo).


Uma das participantes, Yasmin Santana Gobbo, aluna do 1º ano da Escola de Educação Básica da URI, apresentou o trabalho “Mudanças na linguagem e como elas afetam as relações”. A estudante avalia a experiência como muito interessante, pois os expositores puderam ter um contato maior com o público, prestigiar os trabalhos dos colegas e também, através dos estandes dos cursos de graduação, ver os de maior interesse para a vida profissional.

 

Avaliação

A coordenadora do PPGEDU, professora doutora, Luci Mary Duso Pacheco, afirma que a ciência produzida no ambiente escolar representa a consolidação do processo de aprendizagem que observa, reflete e indica resultados para possíveis soluções aos problemas reais do cotidiano vivenciados pelos alunos. “Incentivar e desenvolver a pesquisa no ambiente escolar é uma maneira de garantir uma formação educacional mais sólida e qualificada. O evento é um espaço para divulgar essa ciência produzida no ambiente escolar, socializando saberes, promovendo a interação entre alunos, professores e comunidade em geral”, explica Luci Mary.


Nesta edição, foram premiados 59 trabalhos que trouxeram inovação, criatividade, consistência argumentativa e impacto social, relevantes para a educação e sociedade. “Com certeza, o Salão de Ciências da URI demonstrou potência na exposição de temáticas importantes que estão sendo pesquisadas e refletidas no ambiente escolar por alunos de todas as idade”, destaca a coordenadora.


PREMIAÇÃO do 2º SALÃO DE CIÊNCIAS DA URI


EDUCAÇÃO INFANTIL

EIXO 1 – A produção da ciência para o meio ambiente, agricultura e sustentabilidade

1º lugar: Simone Boscardin e Jucieli Mazzonetto (Uma Aventura Sensorial com os Animais).

2º lugar: Jucieli Mazzonetto e Simone Boscardin Minuzzi (Descobrindo e Aprendendo com os Animais Domésticos e da Fazenda: Uma Aventura Sensorial).

3º lugar: Giovanessa Lúcia Poletti dos Santos (Cultivando a Horta da Nossa Escola).

 

EIXO 5 – A produção da ciência para a qualidade da educação

1º lugar: Carine Mello da Silva e Alessandra Maschio Minuzzi (Rimas na Educação Infantil, um Passeio Pela Poesia: A Casa e Seu Dono De Elias José – Análise de Práticas Pedagógicas).

2º lugar: Ana Julia Joaquim e Leidinara da Rosa da Silva (A Recriação de Brinquedos Antigos Entre Crianças e Pais).

3º lugar: Leidinara da Rosa da Silva e Ana Julia Joaquim (Primavera a Estação da Renovação e Transformação com Suas Flores, Cores e Perfumes).

 

ENSINO FUNDAMENTAL I

EIXO 1 – A produção da ciência para o meio ambiente, agricultura e sustentabilidade

1º lugar: Claudia Felin Cerutti Kuhnen e alunos do 2º ano do EF I (Diversidade Ambiental: O Fascinante Mundo das Plantas).

2º lugar: Maristela Piovesan Freitas e alunos do 1º ano do EF I (As Quatro Estações do Ano: Compreendendo a Passagem do Tempo).

 

EIXO 3 – A produção da ciência para a saúde e bem-estar

1º lugar: Carine Garcia Barimarquer e alunos do 3º ano do EF I (Saúde na Escola e na Vida).

 

EIXO 4 – A produção da ciência para a arte, cultura e igualdade

1º lugar: Jéssica Lemes Queiróz da Motta e alunos do 5º ano do EF I (A URI Pelo Olhar do 5º Ano).

 

EIXO 5 – A produção da ciência para a qualidade da educação

1º lugar: Monique da Silva Soares e alunos do 4º ano do EF I (O Universo e o Tempo: Explorando os Movimentos da Terra e Suas Influências).

 

ENSINO FUNDAMENTAL II

EIXO 1 – A produção da ciência para o meio ambiente, agricultura e sustentabilidade

1º lugar: Wesley Mees, Rogério Ramos e Eder Weber Alvarenga (AFIBRACAMI).

2º lugar: Carolina Saugo Menuzzi, Eduardo Griebler Linares, Fernando Marchioro, Camila Aguilar Busatta e Alexandre da Silva (Energias Renováveis).

3º lugar: Henrique Lottke Beck, Pedro Henrique Dal Forno, Valentina da Silva Zanatta, Andréia Janice Piovesan e Vanice Hermel (As Camadas da Terra: Localização, Composição e Influências Internas e Externas).

 

EIXO 2 – A produção da ciência para as questões sociais e cidadania

1º lugar: Antonella Hermel Bossoni, Sophie M. de Marco, Maria Helena Anselmini, Sarah C. Passini, Letícia Helena Wiechoreki e Rauter R. da Silva (Genética Aplicada à Perícia Criminal na Resolução de Crimes como o Feminicídio: Um Olhar Para os Métodos de Extração de DNA e Impressões Digitais).

2º lugar: Karolin Nicoly Assenhaimer de Oliveira, Lorenzo Romitti Binelo, Cauê Henrique Galardo e Fábio Júnior Dornelles dos Santos (Inclusão e Acessibilidade na Escola).

3º lugar: Ana Carolina Poncio de Oliveira, Ana Maria Zolet Cunha, Malu Brizola, Maria Luísa Basso Stefanello, Yasmim de Camargo Silva e Rauter Ruben da Silva (Entre Genes e Crimes: O Papel dos Insetos na Investigação Criminal).

 

EIXO 3 – A produção da ciência para a saúde e bem-estar

1º lugar: Artur Busanello Kempka, Betina Dal Piva, Lucas Rondino Sterchele, Valentina Biasi, Adriano Romitti e Camila Aguilar Busatta (Pandemias).

2º lugar: Lorenzo Henrique Forchezato, Lorenzo Santa Helena Franzmann, Ayla Patrícia Queiroz de Souza, Catherine Scopel Pinheiro, Camila Aguilar Busatta e Alexandre da Silva (A Propagação de Fungos e Bactérias).

 

EIXO 5 – A produção da ciência para a qualidade da educação

1º lugar: Francisco Zanon Sotilli, Leonardo Zanatta Menegat, João Pedro Lacerda Coelho, Rafael Machado Ramos e Eduardo Post (A Voz Que Se Vê: Um Experimento Visual de Vibração Sonora).

2º lugar: Maria Eduarda Stasiak Brum, Maria Eduarda Antunes Fleury, Patrícia Cristina Giehl Mucha, Pedro de Sordi, Valentina Aparecida Martins Bolsi e Eduardo Post (Do Conceito à Prática: Vivenciando as Leis de Newton).

3º lugar: Davi Facin Stefanello, Gabriel Cardinal Almeida, João Pedro Augsten de Almeida Pedro Benício Dal Piva, Rodrigo de Gois Scheffer e Eduardo Post (Labirinto Elétrico: Um Desafio Interativo Para o Ensino de Eletricidade).

 

EIXO 6 – A produção da ciência para a tecnologia e inovação

1º lugar: Arthur Kuyawa de Lima, Igor Antonello, Lucas da Motta Deters, Pedro Ineu  Golombieski, Camila Aguilar Busatta e Alexandre da Silva (Eletromagnetismo).

2º lugar: João Patrício Junqueira dos Santos, Vincenzo Cerutti Kunnen, Nilo Fabris Scariot, Josiano dos anjos cunha Junior, Camila Aguilar Busatta e Alexandre da Silva (Motor a Vapor).

3º lugar: Arthur Henrique Gutkoski, Eduardo Zuffo Manfrim, Guilherme Silva Oliveira, Julio Cesar Anselmini, Luiggi Quevedo Mantovani, Pedro Henrique Cadoná Giongo, Alexandre da Silva e Larissa Dalpasquale (Desempenho do Brasil nas Olimpíadas: Uma Análise Estatística das Últimas Cinco Edições).

 

ENSINO MÉDIO

EIXO 1 – A produção da ciência para o meio ambiente, agricultura e sustentabilidade

1º lugar: Anna Clara Dalla Valle, Lorenzo Folle Sabino da Silva, Luísa Griebeler Linares

Maria Luiza Moura Pinheiro, Vítor Gabriel Dalle Molle e Izaura Ceolin dos Santos (Indicador de Acidez e Basicidade).

 

EIXO 2 – A produção da ciência para as questões sociais e cidadania

1º lugar: Amanda de Freitas Olczevski (Libras e Braille: Um Caminho Para a Cidadania).

2º lugar: Antony Barros Zanatta, Augusto Aguiar dos Santos, Guilherme Trevisol Frighetto, Pedro Canan dos Santos e Vanice Hermel (Análise das Fake News).

3º lugar: Pedro Zatta da Silva e Cesar Riboli (A Importância dos Direitos Humanos Como Instrumento de Combate a Violência e a Discriminação em Ambiente Escolar).

 

EIXO 3 – A produção da ciência para a saúde e bem-estar

1º lugar: Isabella Picinini Steil, Lavínia Bassi Toazza, Vinícius Hoelscher Berlatto, Vitor Boita Vanzin e Rauter R. da Silva (Sistema Cardiovascular e Seus Desafios na Sociedade Contemporânea).

 

EIXO 4 – A produção da ciência para a arte, cultura e igualdade

1º lugar: Yasmin Santana Gobbo, Lívia Brombilla, Maria Eduarda Gonzatti Menegusso, Sophia Pozenato Fernandes e Vanice Hermel (Palavras Que Viajam: Transformações Linguísticas).

 

EIXO 7 – A produção da ciência para o trabalho e o empreendedorismo

1º lugar: Joana de Vasconcellos Roani, Joana Dalla Valle Pereira, Nicole Dal Canton Hoelscher, Samanta Kuyawa de Lima e Andréia Janice Piovesan (JBS: Impacto Global e Geográfico).

2º lugar: Isabella Barretta Andreatto, Nathália Garibaldi Lermen e Nestor Henrique Decesaro (Comunicação e Marketing).

3º lugar: David Furini Engler, Lucas Batalha Lautert, Luis Felipe Kurek Tibola (Marketing e Sua Influência na Sociedade Atual).

 

ENSINO SUPERIOR

EIXO 1 – A produção da ciência para o meio ambiente, agricultura e sustentabilidade

1º lugar: Thalia Voeltz, Letícia Sell Reschke, Nicóli Pizzutti e Claudia Felin Cerutti Kuhnen (Laboratório de Educação Ambiental: Construindo o Ethos Ambiental por Meio de Conceitos Didáticos).

2º lugar: Thalia Voeltz, Claudia Felin Cerutti Kuhnen, Shauani Andriane Luiz da Silva, Educação Ambiental: Promovendo a Práxis (Ecológica na Construção de Conceitos Socioambientais Através da Instrumentação Didática).

 

EIXO 2 – A produção da ciência para as questões sociais e cidadania

1º lugar: Amanda Luiza Neis, Camila Sarturi Reszka, Laura Amaral Tres, Patrícia Aparecida de Albernaz, Rafael Ventura Puchalski, Rafaela Piaia Pedon, Eliane Cadoná, Janaína Corso, Claudia Reis Flores (As Faces da Loucura: Discussões Acerca da Estigmatização no Campo Social).

2º lugar: Camila Sarturi Reszka e Heloísa Derkoski Dalla Nora (Construção Histórica da (s) Adolescência (s)).

 

EIXO 3 – A produção da ciência para a saúde e bem-estar

1º lugar: Luiz Felipe Machado Rodrigues, Gabriel Gazolla Sarmento e Caroline Helena Lazarotto Lima (Efeitos do Dry Needling na Dor de Cotovelo de Atletas de Padel: Uma Revisão de Literatura).

2º lugar: Lucas Kinetz e Carlos Eduardo Blanco Linares (Avaliação In Vitro da Interferência da Ação Antioxidante de Beta Caroteno em Análises Bioquímicas).

3º lugar: Lucas de Souza Laranjeira e Marina Bonafé (Um Estudo Sobre os Efeitos do Treinamento da Propriocepção em Atletas Corredores com Entorse de Tornozelo).

 

EIXO 4 – A produção da ciência para a arte, cultura e igualdade

1º lugar: Camila Sarturi Reszka, Claudia Aline da Silva Vargas, Manoela Alberton Getelina e Heloísa Derkoski Dalla Nora (O Discurso da Dança Como Palco das Relações Sociais).

 

EIXO 5 – A produção da ciência para a qualidade da educação

1º lugar: Amanda Luiza Neis, Rafaela Piaia Pedon e Cláudia Beux dos Santos Roduyt da Rosa (Análise dos Conceitos da Dinâmica Grupal em uma Turma de Crianças de 3 a 5 Anos).

2º lugar: Amanda Luiza Neis e Camila Aguilar Busatta (Pessoa com Deficiência e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias: Análise do Processo de Inclusão).

3º lugar: Jaqueline de Souza Pinheiro, Marcia Dalla Nora e Alexandre da Silva (As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação Como Recurso Didático para o Ensino de Matemática).

 

PÓS-GRADUAÇÃO

EIXO 1 – A produção da ciência para o meio ambiente, agricultura e sustentabilidade

1º lugar: Alessandra Neiss e Adilson Cristiano Habowski (Natureza Infraordinária e Infâncias: A Escola nas Possíveis Educações Ambientais Menores).

 

EIXO 2 – A produção da ciência para as questões sociais e cidadania

1º lugar: Leonei Braun e Adilson Cristiano Habowski (Processos de Formação e Acolhimento: Práticas Pedagógicas de Professores com Estudantes Venezuelanos).

2º lugar: Mariluza Terezinha Pertuzzatti e Cesar Riboli (Educação Especial Inclusiva: O Que É? E Para Quem É?).

3º lugar: Ariele Eidt e Daniel Pulcherio Fensterseifer (O Projeto de Remição de Pena por Leitura Literária na Unidade Prisional de São José do Cedro – SC).

 

EIXO 3 – A produção da ciência para a saúde e bem-estar

1º lugar: Samara Eduarda Primaz e Arnaldo Nogaro (Uso Excessivo de Telas na Infância: Possíveis Danos Cognitivos).

 

EIXO 4 – A produção da ciência para a arte, cultura e igualdade

1º lugar: Luana Kunzler e Claudionei Vicente Cassol (O Legado Filosófico de João Duns Scotus e Christine de Pizan Para a Educação).

2º lugar: Carolina Cruz De Oliveira e Laísa Veroneze Bisol (Mulheres na Educação: Uma Análise Relacional da Feminização do Magistério).

3º lugar: Rosangela Pagnussat e Eliane Cadoná (Sexualidade e Deficiência: Desconstruindo Estigmas e Promovendo Direitos na Sociedade Contemporânea por Intermédio da Educação).

 

EIXO 5 – A produção da ciência para a qualidade da educação

1º lugar: Camille Bertha Stülp e Jordana Wruck Timm (A Fonoaudiologia Educacional e a Educação Infantil na Produção Científica).

2º lugar: Fábio Júnior Dorneles dos Santos e Camila Aguilar Busatta (O Perfil Cognitivo e as Práticas Pedagógicas para Estudantes com Deficiência Intelectual: Um Olhar a Partir da Inclusão Escolar).

3º lugar: Emily Kummer Muller e Marines Aires (Formação de Educadores na Educação Infantil: Estratégias para uma Compreensão da Primeira Infância).

 

EIXO 6 – A produção da ciência para a tecnologia e inovação

1º lugar: Vanusa Eucleia Geraldo de Almeida e Elisabete Cerutti (As Rotinas na Educação Infantil: Olhares Sobre a Criança, as Metodologias e as Inovações Didáticas no Fazer Pedagógico).

2º lugar: Ana Patrícia Henzel Richter e Elisabete Cerutti (As Contribuições da Inteligência Artificial Para a Educação Matemática no Contexto da BNCC).

3º lugar: Delcimar Filipin e Camila Aguilar Busatta (A Importante das Libras Para a Pessoa Surda). 

Confira as imagens: